8/5/2016 13:53

Conmebol investe pouco e arbitragem não evoluiu na Libertadores

Conmebol investe pouco e arbitragem não evoluiu na Libertadores
A Conmebol precisaria investir mais para levar a uma evolução da arbitragem da Libertadores. O diagnóstico é de um dos membros da comissão de arbitragem da confederação sul-americana, Wilson Seneme. Ele conversou sobre o tema com o blog há dez dias, durante os seminários da CBF.

Neste sábado, a Conmebol anunciou a escala de arbitragem para as quartas-de-final. Entre os escolhidos, estão Wilmar Roldan, que já teve problemas com o São Paulo, e os dois brasileiros Sandro Meira Ricci e Heber Roberto Lopes, ambos são bastante questionados dentro do Brasil.

Após o seminário na CBF, Seneme explicou que foi pequena a evolução na arbitragem da confederação após os escândalos que atingiram a entidade. O novo presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, manteve Carlos Alárcon como presidente da comissão de arbitragem, e pediu que o trabalho fosse mantido igual.

“No início, ele disse para continuar o que estava sendo feito. Sabemos que o dirigente quando chega tem que ter cautela nas mudanças'', explicou Seneme. Sua visão é de que há necessidade de investir na arbitragem sul-americana para esta melhorar.

“Levei para o presidente todo um projeto de desenvolvimento para a arbitragem. Ele ficou de estudar'', contou Seneme. “O que falta? Escolas de desenvolvimento dos árbitros, aproximação com a UEFA, mais cursos.''

Segundo o ex-árbitro nacional, países como Argentina e Brasil têm investimento em cursos e escolas de arbitragem. O país vizinho prepara uma profissionalização de parte dos seus juízes, enquanto a CBF reclama do projeto ser caro. De qualquer maneira, o quadro visto em outros países é bem pior.

Seneme vê alguns pontos positivos. Disse que, nas primeiras fases, houve maior variedade de árbitros nas escalas, evitando-se as repetições de nomes que ocorriam anteriormente. Foram 30 árbitros nos 38 primeiros jogos, informou. E também não vê mais suspeitas sobre a arbitragem. Para ele, o problema é técnico.

No jogo entre São Paulo e Toluca, o árbitro Wilson Lamoroux, da Colômbia, marcou fora da área um pênalti sofrido por Centurión. Na partida entre Corinthians e Nacional, o juiz Nestor Pitana não cometeu erros que interferissem no placar, mas se mostrou confuso durante a partida.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









2748 visitas - Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade