Giovanni Augusto durante treino do Timão no CT (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Depois de vender seis titulares na campanha do título brasileiro, o Corinthians foi ao mercado para contratar, mas as peças de reposição ainda não empolgaram. Dos 11 jogadores contratados pelo Timão para essa temporada, apenas o meia Giovanni Augusto e o zagueiro Balbuena conseguiram se destacar. Dois deles foram embora, e outros seis ainda tentam convencer Tite e a torcida de que vão se firmar. A esperança agora está no último que chegou: Marquinhos Gabriel.
Você confere abaixo uma análise do momento de cada um dos reforços alvinegros após as eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores. O Timão agora se concentra na estreia no Brasileirão, contra o Grêmio, domingo que vem, em Itaquera. Tite manterá a base da equipe que vem atuando desde o início da temporada, mas não descarta mudanças.
Marquinhos Gabriel mostrou personalidade
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
GIOVANNI AUGUSTO
Dos jogadores contratados pelo Corinthians no início do ano, o meia-atacante foi quem mais se destacou até o momento. Em 17 jogos, marcou três gols e mostrou que pode cumprir a função que era de Jadson no ano passado, como Tite tanto quer. Tem tudo para ser um dos principais nomes do Timão no Campeonato Brasileiro.
BALBUENA
Surpreendeu com a rápida adaptação ao clube e pelo bom futebol. É provável que o zagueiro paraguaio jogue com mais frequência logo no início do Campeonato Brasileiro caso Yago seja suspenso por doping. Pode ser a chance que ele esperava para convencer Tite de que deve ser titular ao lado de Felipe.
MARQUINHOS GABRIEL
Apesar de ter chegado há pouco tempo, assumiu a responsabilidade de cobrar um pênalti contra o Nacional, do Uruguai, e fez o gol. O jogador pode atuar pelos lados do campo ou até mesmo mais centralizado, o que o coloca com boas chances de ser titular rapidamente.
Marlone foi atrapalhado por lesão
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
MARLONE
Teve uma lesão grave no tornozelo esquerdo no momento em que subia de produção. Voltou nas últimas semanas, período em que Tite já havia escolhido seus titulares. Vai começar o Brasileirão obrigado a recuperar o tempo perdido neste primeiro tempo, mas agrada ao treinador e pode ganhar espaço.
VILSON
É a última opção para a zaga. Usado em apenas seis jogos no ano, ele não mostrou futebol para concorrer com Felipe, Yago ou Balbuena, mas também não comprometeu. Precisará contar com a sorte para atuar regularmente.
André vem sendo cobrado após perder pênalti (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
GUILHERME
Não conseguiu se adaptar à função de meio-campista de criação, ocupada por Renato Augusto no ano passado, e perdeu a vaga na equipe. O jogador esteve longe de render o esperado pela comissão técnica e agora, provavelmente, terá de brigar por espaço em outra posição. Deverá iniciar o Brasileiro no banco.
ANDRÉ
Substituto de Vagner Love, não decolou em seu início no Corinthians. Fez cinco gols em 16 jogos e mas ficou marcado pelo pênalti perdido diante do Nacional, nas oitavas de final da Taça Libertadores. Apesar do momento instável, ele deve seguir como titular por não ter concorrentes à altura. Danilo e Luciano estão abaixo.
ALAN MINEIRO
Está na gangorra. Começou o ano em baixa por causa da forma física, mas melhorou e ganhou espaço. Chegou a ser titular com a lesão de Giovanni Augusto, mas não aproveitou as chances e rapidamente saiu. Contra o Nacional, por exemplo, sequer ficou no banco de reservas. Não deve passar de uma opção para segundo tempo.
WILLIANS
Não convenceu neste início de temporada e tudo indica que continuará como reserva imediato da posição de primeiro volante. Em nenhum momento mostrou que poderia ameaçar Bruno Henrique. E olha que o atual titular não vive boa fase. Para piorar, está lesionado.
MOISÉS
O sonho do lateral-esquerdo de se firmar no Corinthians durou só até o Torneio da Flórida. Contratado do Bragantino, o jogador não empolgou nos treinos e ainda sofreu com a concorrência de Uendel e Guilherme Arana. Assim, a diretoria optou por emprestá-lo ao Bahia para ganhar experiência.
DOUGLAS
O goleiro contava com a saída de Cássio ou Walter para se firmar. Isso, porém, não aconteceu, e ele nem foi inscrito no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores. Sem nenhuma perspectiva, o jogador foi repassado ao Grêmio.
Douglas chegou em janeiro e já foi emprestado para o Grêmio (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)