Assistindo e cobrindo ao jogo do Corinthians diante do Nacional-URU, na quarta-feira, me causou espanto o desempenho ridículo do time. Pelas circunstâncias da partida, ao longo dos 90 minutos, o empate sem gols foi colossal para o Timão.
O técnico Tite terá de trabalhar muito se quiser vencer um torneio mata-mata novamente. Se a equipe continuar com esse desempenho espantoso dentro das quatro linhas, vai ter muito torcedor enervado.
Vale ressaltar que o goleiro Conde não fez uma defesa sequer. O Corinthians não chutou a gol, não acertou bola na trave, não teve escanteio... Ou seja, foi praticamente um jogo de ataque contra defesa.
Aliás, o setor defensivo alvinegro, sempre elogiado - e com méritos - também foi abaixo da média. Os beques perderam quase todas as bolas pelo alto. Além disso, os laterais tiveram muita dificuldade na saída de jogo devido à forte marcação feita pelos uruguaios. O goleiro Cassio realizou algumas boas defesas, mas ainda deu um susto na Fiel e quase entregou um gol.
Enfim, acontece que o problema do Corinthians, FORA DE CASA, se repete todas as vezes. Na estreia, contra o Cobresal - um dos piores times da Libertadores - o rendimento foi pífio: um gol contra, no último lance da partida, deu a vitória ao Timão. Na sequência, diante do Cerro, o time ficou nervoso. Fez um gol de bola parada e depois se perdeu em campo, tomando uma virada categórica. No último jogo longe de casa com o Santa Fé, o nível foi bem fraquinho e o Timão também arrancou um empate na bacia das almas.
É claro que o time ainda está em formação e não acredito que Rodriguinho e Alan Mineiro serão os titulares mais adiante. No entanto, a POSTURA fora de casa pode e precisa ser diferente. Os laterais poderiam apoiar mais o ataque e pressionar o adversário, visto que um gol fora de casa é muito valioso.
Depender sempre da força da Arena para decidir a classificação será arriscado. Só para refrescar a memória, nos últimos quatro campeonatos mata-mata, o Corinthians foi eliminado em casa - Palmeiras (Paulistão), Guarani-PAR (Libertadores), Santos (Copa do Brasil) e Audax (Paulistão).
Depois do empate em 0 a 0, não restou outra alternativa ao Corinthians senão vencer o jogo de volta em Itaquera.
Raony Coronado
https://www.facebook.com/Raony-Coronado-Jornalista-161653870851163
Repórter no Tudotimao.terra desde 2014. Formado em jornalismo pelo Mackenzie em 2012, o jornalista atua na área esportiva há 5 anos. Com experiência em vários veículos, passou pelo diário LANCE!, atuou como apresentador esportivo na TV Cidade de Osasco e atualmente trabalha em mídias onlines.