24/4/2016 10:56

Em 2015, caso de doping semelhante ao de Yago terminou em absolvição

Substância betametasona é proibida pela Agência Mundial de Dopagem, mas método de aplicação permite precedente que o Timão baseará defesa de zagueiro pego no antidoping

Em 2015, caso de doping semelhante ao de Yago terminou em absolvição
Zagueiro entrou em campo 17 vezes nesta temporada, todas como titular do Corinthians (Foto: Agência Corinthians)

Flagrado no exame antidoping realizado após a partida contra o Santos, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, em razão do uso da substância betametasona, o zagueiro Yago não deverá ter grandes complicações jurídicas em relação ao tema, tampouco o Corinthians. A substância faz parte de um medicamento de ação anti-inflamatória para combater dores no joelho, e é proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e pela WADA (Agência Mundial de Dopagem). Porém, o Corinthians se sustenta em um precedente desta regulamentação e um caso recente para provar que o método de aplicação é permitido pela entidade internacional e, portanto, o jogador deve ser absolvido.

Flagrado no exame antidoping em 30 de outubro de 2014 por uso de medicamento com a mesma substância e para combater as mesmas dores no joelho, o atacante Serginho, da Portuguesa, foi suspenso preventivamente por 30 dias após o diagnóstico. O jogador ainda foi denunciado pela Procuradoria do STJD por infração ao artigo 6, ítens 1, 2 e 3 do Regulamento de Doping da Fifa, que prevê suspensão de até dois anos. Depois de idas e vindas nos tribunais, Serginho foi absolvido pelo Pleno do STJD em 7 de maio do ano passado, assim como o médico responsável pela aplicação do medicamento.

A estratégia da defesa de Serginho foi justamente a que deve servir para Yago: a medicação foi administrada de forma intra-articular (infiltração), método permitido pela Agência Mundial de Dopagem. Todos os glicocorticóides (grupo do qual faz parte a betametasona) são proibidos quando administrados por via oral, intramuscular, intravenosa ou retal. Com Serginho, a via utilizada para a aplicação da substância foi a intra-articular, da mesma maneira que ocorreu neste ano com Yago, conforme disse Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians e chefe do departamento.

- Esse medicamento é utilizado normalmente, depende da via em que se utiliza, mas existem várias jurisprudências de jogadores, e infelizmente temos que aguardar a contraprova, que pode ser negativa. Estamos aguardando para o dia 2 a abertura da contraprova - explicou o médico do clube alvinegro, reforçando ainda que a prescrição do medicamento está no Formulário de Controle de Dopagem da partida contra o Santos, em 6 de março, quando Yago foi flagrado.

- Corticóide é o único grupo de substâncias da lista (Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem) que demanda uma gestão de resultados complexa, pelo meio em que a substância foi empregada - disse, no caso de Serginho, a coordenadora geral de assuntos legais da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Cristiane Caldas.

Agora o Corinthians aguarda pelo resultado da contraprova, no próximo dia 2, e só então saberá os próximos passos. Caso o resultado seja novamente positivo, Yago ficará suspenso preventivamente por 30 dias, à espera do julgamento.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4842 visitas - Fonte: LANCE!Net

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade