5/4/2016 08:01
Na busca por naming rights, marketing corintiano avança com 10 projetos
Napster, ferramenta de compartilhamento de músicas, está entre novos parceiros corintianos
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Marcada pelo título brasileiro no primeiro ano, por uma série de dívidas quitadas e pela dificuldade em equacionar os problemas do estádio, a gestão do presidente Roberto de Andrade conseguiu avanços importantes fora de campo. Entre os departamentos mais reformulados pelo novo mandatário, o marketing conseguiu êxitos em 10 projetos.
Entre esses, listados abaixo, estão crescimentos desde a base de sócios, a propriedades novas criadas, ampliadas e outros tipos de parcerias. Enquanto busca resolver as maiores demandas do departamento ainda em abril (venda dos naming rights da Arena e o aumento do valor total em patrocínios no uniforme), o Corinthians celebra alguns resultados positivos no percurso.
Em março, vale lembrar, o UOL Esporte também publicou reportagem sobre parcerias frustradas que o clube acumulou nos últimos cinco anos.
Fiel Torcedor
A base de sócios foi aumentada para 143 mil e tornou o Corinthians primeiro colocado do ranking, historicamente liderado pelo Internacional. Até pouco tempo, os corintianos eram terceiro colocados. É verdade que planos baratos, de R$ 9,90, foram criados, mas o que é celebrado pela direção é o dobro do número de filiados que têm seus programas em dia. No processo, o clube mudou a estratégia de comunicação com a torcida e mirou públicos específicos. Ainda assim, o Fiel Torcedor recebe críticas pelo índice repassado à empresa Omni, gestora do programa, contrato firmado por Andrés Sanchez e renovado por Mário Gobbi.
Cadeiras do estádio
A venda de cadeiras para a temporada destinadas às pessoas físicas é considerada sucesso. Segundo estimativa, 77% do espaço disponível foi comercializado a preços médios de R$ 4 mil cada. O calcanhar de Aquiles são as cadeiras destinadas às pessoas jurídicas, além de camarotes, cujas vendas não decolaram pelo preço estimado em R$ 10 mil aproximadamente.
Konami
O acordo com a empresa por conta do jogo Pro Evolution Soccer foi ampliado e teve um crescimento de 19 vezes maior em relação ao vínculo anterior. Hoje, rende R$ 600 mil por ano. Para tentar estreitar o relacionamento com os torcedores, ações foram realizadas na Arena e no CT Joaquim Grava.
Nike
O número de camisas vendidas em 2015 está entre os melhores da história do clube. O Corinthians não divulga dados específicos, mas o crescimento em relação à temporada anterior é de 127% no número de uniformes vendidos. O alcance com dois lançamentos também foi superior a 2012, ano dos títulos da Copa Libertadores e Mundial de Clubes e melhor cenário econômico.
Napster
Ferramenta para compartilhamento de músicas, se tornou um dos principais parceiros do Corinthians. O clube produziu conteúdos que envolveram os jogadores, a Arena Corinthians e o CT Joaquim Grava. Nos primeiros dias da parceria, o crescimento no fluxo de usuários aumentou em 10 vezes, segundo o índice medido pela empresa.
Special Dog
A empresa, novata na região da Grande São Paulo, considera ter tido êxito na parceria com o Corinthians. Depois de fazer um contrato curto em 2015, pesquisas feitas pela marca mostraram que ela se tornou a segunda mais lembrada do segmento entre os paulistanos. Com base nesses dados, o contrato para 2016 foi renovado com aumento superior a 100% no investimento realizado. Estima-se que renda R$ 3 milhões ao clube.
Winnerplay
A parceria com o site de palpites é nos moldes que o Corinthians espera atualmente: de longo prazo, com bônus de acordo com o desempenho do parceiro, e interação entre as marcas do clube e da empresa. No acordo válido por três anos, a arrecadação deverá ser superior a R$ 20 milhões.
Tim
O Corinthians tinha poucas esperanças na renovação do contrato com a empresa que estampa sua marca no número das camisas de jogo. Mas, em fevereiro, conseguiu concluir um novo acordo com crescimento de 40% nos valores que eram pagos anteriormente. A Tim chegou ao clube em 2010, na esteira de Ronaldo.
Produtos licenciados
O faturamento com produtos licenciados dobrou em três meses com a aplicação de uma nova estratégia. A demanda gerada com esse segmento sobrecarregava o departamento, então uma parceria foi realizada com a agência Proenter, especializada em licenciamentos e que passou a absorver uma parte dos produtos que geravam menor receita. O marketing se mantém à frente dos produtos de maior receita.
Twitter
O clube considera ter aumentado sua base de seguidores na mídia social dos 140 caracteres com uma nova linguagem. Nesse sentido, são consideradas válidas as interações bem humoradas e provocativas a rivais. Um dos efeitos disso foi ter incorporado uma ferramenta para arrecadar recursos via patrocinadores que só o Barcelona possui. O número de seguidores cresceu ao nível dos 12 maiores clubes da Europa. Hoje, na somatória das redes sociais, alcançou 16 milhões de seguidores.
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30888 visitas - Fonte: Uol Esportes
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