4/4/2016 13:58

"Próximo Corinthians x Palmeiras vai ter morte de novo", desabafa Cereto

Jornalista do SporTV cobra empenho de autoridades, lembra série de violência entre torcidas e lamenta: "Como que esse pessoal é solto? Isso que não consigo entender"

briga; torcidas; corinthians; palmeiras (Foto: Helio Torchi/Simapress/Estadão Conteúdo)

Mais um clássico do futebol brasileiro aconteceu neste último domingo, e com ele mais uma morte envolvendo torcidas organizadas. Antes do duelo em campo entre Corinthians e Palmeiras, no Pacaembu, 25 pessoas foram presas e uma acabou morta nos confrontos que aconteceram em três regiões da grande São Paulo. No Redação SporTV, Carlos Cereto, chefe de reportagem do SporTV na capital paulista, cobrou mais empenho das autoridades e fez um desabafo.

- Dois dos 30 bandidos detidos, e que já foram liberados hoje, foram presos em Oruro, o que explica muita coisa (...). E não é possível que não tenham ficha criminal, não é possível que nenhum deles já não tenha passagem pela polícia para continuarem presos. Como que esse pessoal é solto? Isso que não consigo entender - disse o jornalista, lembrando o episódio que terminou na morte de um torcedor boliviano na Libertadores 2013.

Cereto usou ainda o exemplo de outra tragédia marcada pela violência no futebol paulista, quando um jovem foi morto numa briga entre equipes de juniores de São Paulo e Palmeiras. Ele lembrou que, desde então, nenhuma medida eficaz foi tomada e ninguém é preso mesmo diante de tantas mortes.

- Já vai completar 21 anos daquele episódio trágico e lamentável na Supercopa São Paulo de futebol júnior, em 1994, na final entre São Paulo e Palmeiras. Foi uma carnificina dentro de campo e morreu um torcedor. De lá para cá, o que acontece? Absolutamente nada. São 21 anos e não mudou nada. O que mudou é que dificilmente hoje em dia acontece briga dentro do estádio, mas aí as brigas acontecem na estação do metrô, as brigas acontecem na periferia da cidade, as brigas acontecem nas estações de ônibus, nas estações de trem, então é absolutamente lamentável que ninguém seja preso. Enquanto não aparecer um promotor que fale menos e faça mais, promotor adora falar e faz pouco, um juiz que tenha coragem para prender esses bandidos, enquanto não tiver força política para resolver, o problema vai continuar acontecendo. Podem agendar, no próximo Corinthians x Palmeiras vai ter morte de novo. E as imagens do torcedor chegando no estádio, a organizada do Palmeiras chegou no estádio escoltada pela polícia, isso é uma afronta à sociedade. Bandido é escoltado pela política, e o cidadão de bem não tem essa proteção toda. É inacreditável que isso aconteça e ninguém faça nada.

A vítima fatal, de acordo com a Polícia Militar, não participou do confronto. Ele foi atingido por uma bala perdida quando passava pela praça Padre Aleixo Mafra, na zona leste, em frente à Estação São Miguel Paulista da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O tiro acertou o coração do pedestre, que morreu na hora.

E se antes do clássico três brigas aconteceram pela cidade, depois da vitória alviverde uma nova confusão aconteceu perto do Pacaembu, entre integrantes da Mancha Verde e da Gaviões da Fiel. Ao todo, 32 pessoas foram detidas, sendo 27 homens, quatro adolescentes e uma mulher. Eles foram encaminhados para o 91º DP, no Ceagesp. Todos foram liberados após assinatura de termo circunstanciado.

- Já acabou a paciência, já fugiu de qualquer tipo de limite. Eu, além de jornalista, frequento estádio de futebol e levo meu filho de 10 anos, e me sinto um irresponsável. Vou de metrô para o estádio, pego transporte público, já fiz isso várias vezes, meu pai fazia isso quando eu era criança e faço isso com meu filho, mas cada vez que acontece esse tipo de coisa me sinto absolutamente irresponsável. Quem não tinha nada a ver com a história foi morto com uma bala perdida. Acabou a paciência - concluiu Cereto.


Um homem foi morto em confronto de torcidas por conta de bala perdida (Foto: Helio Torchi/Simapress/Estadão Conteúdo)


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









8511 visitas - Fonte: Sportv

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade