2/4/2016 12:27

Padrão, frieza, Lucca: motivos para o Corinthians vencer o Dérbi

GloboEsporte.com lista cinco fatores que podem ser decisivos para o Timão bater o Palmeiras neste domingo. Tite tem time arrumado e mandará força máxima a campo

Padrão, frieza, Lucca: motivos para o Corinthians vencer o Dérbi
Tite orienta os jogadores durante treino do Corinthians
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)


O Dérbi é um campeonato à parte, como diz o técnico Tite, e o concentrado Corinthians tenta encarar o Palmeiras neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, com o mesmo padrão que levou o time a seis vitórias seguidas entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores. Há bons motivos para o torcedor acreditar em um bom resultado no clássico.

O GloboEsporte.com listou cinco pontos que podem fazer da equipe alvinegra favorita no clássico. A maioria deles passa pelo técnico Tite, responsável por conseguir manter o esquema tático independentemente de quem estiver em campo e controlar o lado emocional dos jogadores – coisas que podem fazer a diferença diante de um rival instável e que tenta se encontrar sob o comando do técnico Cuca, recém-contratado.

O Dérbi é válido pela 14ª rodada do Paulistão e vale menos para o Corinthians, já classificado para as quartas de final e com adversário definido: o RB Brasil, em casa. Mas, com 32 pontos, o líder do Grupo D quer ampliar sua vantagem na classificação geral do torneio e garantir que todas as fases de mata-mata sejam decididas na Arena Corinthians, se a equipe avançar até a final.

Confira abaixo as principais chaves para o Timão buscar a vitória:

ENTROSAMENTO X INDEFINIÇÃO


No papel, a reconstrução do Corinthians em 2016 é até maior do que a do Palmeiras, que manteve a base campeã da Copa do Brasil e se reforçou, enquanto o Timão perdeu seis titulares campeões brasileiros. Na prática, Tite fez a diferença ao manter o esquema tático (4-1-4-1), escalar primeiro quem já estava no elenco ano passado e, aos poucos, integrar os principais reforços. Hoje, o time está praticamente na ponta da língua do torcedor. Giovanni Augusto, Guilherme, Lucca, André... E com a volta de Elias, o time considerado ideal pela comissão técnica vai jogar junto pela primeira vez. O Palmeiras, sob o comando de Cuca, ainda faz muitas trocas para tentar encontrar a formação ideal.

CABEÇA NO LUGAR

Aqui está a maior disparidade entre os dois elencos. O Corinthians é frio, toma poucos cartões e dificilmente perde a concentração – a versão 2016 da equipe de Tite se notabilizou por ter paciência e fazer gols decisivos nos minutos finais. O Palmeiras tende a desmoronar quando sofre um gol: vide os dois jogos contra o Nacional, pela Libertadores. O Timão sabe disso, e vai tentar neutralizar o rival rapidamente para fazer um gol cedo. Se isso acontecer, a vitória fica mais próxima.
Lucca Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Lucca pode ser um dos trunfos do Timão neste domingo (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS


São seis triunfos seguidos, 15 gols marcados e apenas um sofrido. O retrospecto recente pode não entrar em campo, mas ajuda o Corinthians a ter confiança extra no Dérbi. O Palmeiras, apesar da vitória sobre o Rio Claro, na última quinta-feira, ainda suscita dúvidas em sua torcida por causa das derrotas e atuações recentes contra RB Brasil e Água Santa, por exemplo. O momento é do Timão, que pode aumentar o moral para o jogo da próxima quarta-feira contra o Independiente Santa Fe, pela Taça Libertadores.

O FATOR LUCCA

Em grande fase, o atacante é quem mais jogou em 2016 no setor ofensivo do Corinthians. No Dérbi, ele vai atuar pelo setor que tem sido a maior dor de cabeça do Palmeiras – o lado direito da defesa. Lucas vem em má fase, e João Pedro, reserva imediato, não mostrou todo seu potencial. Contra o Rio Claro, na quinta-feira, o volante Jean foi improvisado no setor para reforçar a marcação. Com cinco gols no ano, Lucca pode ampliar sua artilharia e reforçar a sina de brilho nos clássicos: ele já marcou contra o São Paulo neste ano.

DEFESA SÓLIDA (MAIS UMA VEZ)

A perda de Gil para o futebol chinês assustou, mas não impediu o Corinthians de se acertar rapidamente na defesa. Afinal, Cássio, Fagner, Felipe e Uendel continuam no time, enquanto Yago e Balbuena se mostraram boas opções para o lugar de Gil. Em dois meses, Tite conseguiu acertar as principais deficiências: bola aérea e marcação dos laterais. O Corinthians sofreu apenas um gol nos últimos seis jogos, e se mostra mais seguro com os cruzamentos em sua área – esta tem sido a principal arma do Palmeiras desde o ano passado, usada, inclusive, na vitória alviverde dentro da Arena Corinthians, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









5991 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade