30/3/2016 08:32

Ele foi de seleção a encostado no Corinthians. Hoje, renasce como paredão no Carioca

Goleiro Renan pertence ao Corinthians até junho de 2016

Ele foi de seleção a encostado no Corinthians. Hoje, renasce como paredão no Carioca
GAZETA PRESS

Com apenas 19 anos, Renan foi o primeiro jogador de um clube catarinense a ser convocado para seleção brasileira principal. No ano seguinte chegou com enorme expectativa ao Corinthians, mas nunca conseguiu se firmar no time titular. Desde então, foi emprestado para vários clubes e ficou encostado durante longo tempo. Quase seis anos depois do auge, o goleiro acredita que conseguiu renascer.

"Eu considero um recomeço, devido a outros motivos não deslanchei. Cheguei a muitos times sem pré-temporada, sem alicerce. Hoje tive oportunidade de fazer uma preparação bem feita. Com essa retomada no Tigres-RJ que estou tendo, o objetivo é voltar às origens e alavancar a carreira", disse o goleiro, em entrevista ao ESPN.com.br.

Uma vitória para quem pouco jogou nos últimos anos e por muitas vezes treinou de forma separada do elenco alvinegro. "Teve ano em que o Corinthians não quis me emprestar e fiquei muito chateado. Sou funcionário e acato ordens, manda quem pode e obedece quem tem juízo. Se não tiver alicerce familiar é complicado. Eles sempre me ajudaram para que não fizesse besteira e não jogasse uma carreira que começou tão brilhante fora", desabafou.


DIVULGAÇÃO
Renan é o titular do Tigres-RJ


A boa fase do arqueiro é refletida nos números. A equipe carioca ficou praticamente 360 minutos (quatro jogos) sem ser vazada. São sete pontos somados na segunda fase e a vice-liderança do grupo D. "Desde o segundo jogo estou atuando e tive uma sequência muito boa. Estou colhendo bons frutos", analisou.

Ele chegou por empréstimo por meio de uma parceria do clube de Duque de Caxias com Corinthians. "Vieram muitas coisas até de Campeonato Catarinense e Paulista. É um projeto legal e topei o desafio. Queria jogar um Carioca porque tem muita visibilidade. Sabia que poderia fazer uma boa campanha e isso vem acontecendo", orgulhou-se.

O objetivo é manter a boa fase no Tigres para projetar novamente seu nome no cenário nacional. "Acredito que tenho potencial, que outras coisas não deram certo porque não era a hora certa. Queremos chegar até as finais da competição", projetou.

DO AVAÍ PARA A SELEÇÃO

Renan começou aos 13 anos nas categorias de base do Grêmio. Passou rapidamente pelo Criciúma antes de ir ao Avaí, onde permaneceu até os profissionais. As primeiras oportunidades vieram após se destacar na Copa São Paulo de 2009.

No ano seguinte, com apenas 19 anos o jogador brilhava na meta do clube da Ressacada. Com apenas 14 partidas oficiais, ele foi convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira principal.


GAZETA PRESS
Renan foi revelado no Avaí


"Quatro dias antes, o Antônio Lopes reuniu o grupo e disse que um jogador ia ser convocado, mas achei que seria outro. Depois de um jogo do Brasileiro fui para um treino e brinquei com um colega que ia ver a convocação e dar um abraço nele depois. Quando fiquei sabendo foi uma surpresa para todo mundo. Até minha mãe me ligou, mas achei que era o Renan goleiro do Inter que tinha sido chamado (risos)", recordou.

Ele integrou o grupo que enfrentou os Estados Unidos em Nova Jersey, em outubro de 2010. Era a primeira partida do novo comandante à frente da equipe. O gaúcho promoveu as estreias de Neymar e Ganso na seleção.

"Foi uma felicidade muito grande, tudo fruto de um trabalho que tinha feito numa sequência. Trabalhei com Mano Menezes, um excelente cara. Além disso, foi um aprendizado enorme", relembrou.

No final daquele ano chegaram algumas propostas, mas o Avaí preferiu não liberá-lo. Ele só saiu de Santa Catarina após a Copa do Brasil do ano seguinte, diretamente ao Corinthians.

EMPRESTADO E ENCOSTADO

No Parque São Jorge as coisas não aconteceram como o goleiro gostaria. Após fazer apenas três partidas como titular, ele foi sacado pelo técnico Tite. Depois disso, nunca mais atuou. Alternou períodos de empréstimos com outros treinando de forma separada do elenco.


ARQUIVO PESSOAL
Renan tem contrato até junho com Corinthians


"Eu fui muito bem recebido. Os goleiros eram o Danilo Fernandes (Sport) e o Júlio César (Náutico). Cobrança sempre existe, mas não tive a sequência que poderia ter jogando. É destino do futebol, não posso culpar ninguém", conformou-se.

No ano seguinte, com esperanças de ir aos Jogos Olímpicos de Londres, foi emprestado ao Vitória.

Uma contusão, porém, acabou com o sonho do jovem. Ele ainda passou pelo Estoril-POR, mas não conseguiu jogar.

"Em 2013, fui ao Guarani trabalhar com o Branco no meio do Campeonato e infelizmente aconteceu o rebaixamento para Série A2 do Paulista", lamentou.

O goleiro defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto e o Bragantino, em 2014. "Estava em uma sequência muito boa, mas perdemos por 4 a 1. Veio ordens de cima para me tirar do time, aceitei e continuei trabalhando", relatou o goleiro, que no ainda passou pelo Caxias e acumulou outra queda de divisão.


GAZETA PRESS
Renan falhou na derrota do caxias para o São Paulo-RS
Renan atuou pelo Caxias em 2015


Em outras ocasiões, ele precisou treinar por algum tempo até mesmo em Guarulhos, onde o Corinthians tem parceria com o Flamengo-SP.

"Precisa ter cabeça porque na hora boa você está bem tem amigos e tudo, quando não aparece eles somem. Senti ingratidão de algumas pessoas que tentei ajudar e elas me abandonaram, isso me chateou muito. Por isso, me apeguei ainda mais à minha família", confessou.

Mesmo passando por muitos altos e baixos, o arqueiro mantém a serenidade e não demonstra qualquer tipo de rancor com as situações vividas. "Todo jogador um dia pode passar por isso e tem que ter calma para dar a volta por cima. As portas vão se abrir novamente. Não guardo mágoa de ninguém, sou um cara na minha", garantiu.

VOLTA POR CIMA

Apesar de ter apenas 25 anos, Renan se comporta como um veterano no mundo do futebol depois de tantas experiências. "Pela idade eu acho que sou maduro demais (risos). Falam que sou velho, mas foi a vida que me ensinou assim. Só tenho que agradecer a Deus", analisou.

Com contrato de empréstimo com o Tigres-RJ vai até o fim do Estadual, o goleiro tem vínculo com o clube paulsita até junho de 2016.

"Ainda não sei o que irá acontecer, vivo o momento. Claro que se for pra renovar com o Corinthians eu vou sem problemas. Caso isso não aconteça seguirei meu caminho . Esqueço isso essa parte e deixo para quem cuida da minha carreira".

"Penso somente em chegar às finais da Taça Rio. Será importante para o clube e para os jogadores. Penso grande, quero jogar uma Série A ou B de brasileiro, mas vamos por partes. Não quero queimar etapas, foi assim que comecei no Avai e cheguei aonde cheguei", finalizou.


VEJA TAMBÉM
- SE DESTACANDO DEMAIS! Garro se destaca com dois gols e torcida afirma: melhor jogador do Brasil
- 6 VITÓRIAS SEGUIDAS! Garro exalta vitória do Corinthians sobre o Vasco e boa fase do time
- SUBINDO NA TABELA! Corinthians engata sexta vitória consecutiva e busca Libertadores









52629 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade