6/3/2016 08:47

Antes soberano, Corinthians vira freguês do Santos na 'era moderna' da Vila

Antes soberano, Corinthians vira freguês do Santos na 'era moderna' da Vila
Torcida do Santos na Vila Belmiro, em Santos

Por quase uma década, Corinthians e Santos ficaram sem disputar clássicos na Vila Belmiro, palco do confronto entre eles, neste domingo, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Paulista. E, desde que o estádio santista voltou a ser usado para os clássicos, a realidade tem sido muito melhor para o lado alvinegro do litoral.

A data que marca essa reviravolta no clássico é 30 de abril de 1995. Foi em um domingo que Santos e Corinthians voltaram a se reencontrar na Vila Belmiro, algo que havia acontecido pela última vez em 26 de julho de 1986. E o reencontro teve vitória santista por 3 a 1.

Desde então, foram outras 21 vitórias santistas contra apenas sete corintianas, além de seis empates entre os rivais. E teve até goleadas, como o 5 a 1, em 2014, e o 4 a 2, em 1999. Foram ainda 64 gols do Santos e apenas 38 do Corinthians.

Os dados são do site "Acervo Santos FC", um almanaque virtual do clube.

Para se ter ideia da diferença nos números: no período anterior a 1995, foram 68 jogos disputados entre os rivais (de 1917 e 1986) e o time paulistano venceu 29 vezes, perdeu 24 e empatou 15. Os corintianos ainda fizeram 147 gols e sofreram 137.

Também ocorreram goleadas durante as oito décadas de duelos, como 7 a 1 e 6 a 0 para o Santos, mas o maior placar é corintiano: 11 a 0, em 11 de julho de 1920.

JOGOS DECISIVOS

Apesar da desvantagem nos números gerais, o Corinthians se deu bem em partidas decisivas na Vila Belmiro nos últimos 20 anos.

Duas delas estão bem frescas na mente dos corintianos: a final do Campeonato Paulista de 2013 (empate por 1 a 1 deu o 27º Estadual ao time do Parque São Jorge) e a semifinal da Libertadores de 2012 (vitória dos paulistanos por 1 a 0).

Teve também outro momento marcante com o gol de placa de Marcelinho Carioca, em 11 de fevereiro de 1996. No empate por 2 a 2, o meia corintiano marcou um belo gol após aplicar um chapéu no zagueiro Ronaldo Marconato e bater no canto direito da meta do goleiro Edinho, filho do Rei Pelé. Aliás, o eterno camisa 10 santista aplaudiu o lance e decidiu dar uma placa ao camisa 7 corintiano pelo belo tento.

RENDIMENTO RUIM

Nos últimos dez jogos disputados na Vila Belmiro, o Corinthians só venceu dois e perdeu cinco. Detalhe é que o técnico Tite tem péssimo retrospecto na casa santista.

O gaúcho comandou o Corinthians 11 vezes e venceu uma vez - aquele duelo válido pela semifinal da Libertadores de 2012, em que Emerson marcou -, empatou quatro e perdeu seis. O levantamento considera a primeira passagem dele pelo clube, em 2004.

Para piorar, o Corinthians não vence o Santos dentro da Vila Belmiro em jogos pelo Campeonato Paulista desde 2009, ano em que foi campeão invicto. Naquele ano, Ronaldo colaborou e muito no triunfo por 3 a 1. Depois foram quatro derrotas e um empate.

CAMPEONATO PAULISTA

O Corinthians é o único time invicto no Estadual, com cinco vitórias e dois empates. Tem 17 pontos, lidera o Grupo D e se encaminha para garantir a classificação às quartas de final da competição sem qualquer problema.

No único clássico que fez, o Corinthians derrotou o São Paulo por 2 a 0.

Entre altos e baixos, o Santos lidera o Grupo A, com 12 pontos. Venceu três jogos, empatou três e perdeu apenas um. No único clássico que fez, empatou sem gols com o Palmeiras.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









9840 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade