Arsenal e Barcelona estão na "Série A" de Sérgio Xavier (Foto: Toby Melville / Reuters)
Se houvesse uma Série A do futebol mundial, quantos clubes brasileiros a integrariam? O tema gerou debate no "Redação SporTV", desta terça-feira. O apresentador André Rizek brincou dizendo que os clubes do Brasil estariam em uma terceira divisão e perguntou: começando uma "Série A" mundial, hoje, algum clube brasileiro estaria entre os 20? Para o jornalista Sérgio Xavier, apenas dois times brasileiros poderiam reivindicar um posto na elite: Corinthians e Atlético-MG, que brigariam com outras 14 equipes por três vagas entre os 20 melhores do planeta.
- Não é a Série C. É a Série B (do futebol mundial), lutando para subir. É uma brincadeira, obviamente. Não tem nada de científico, mas eu comecei a bolar na minha cabeça uma espécie de um ranking, quais os clubes do mundo disputariam a Série A do planeta. Dezessete quase que não tenho dúvida. Desses 17, 15 vão para Série A (...) E vamos para o segundo pote, com os clubes que vão pegar um lugarzinho. São três vagas só (...) O terceiro pote segue brigando por três vagas. Eu peguei como critério os clubes brasileiros na Taça Libertadores. Os dois melhores do Brasil seriam Corinthians e Atlético-MG, que brigariam por três vagas. River Plate e San Lorenzo. Não peguei LDU, os times do Chile (...) podemos colocar o Boca Juniors, brigando pelas três vagas. Não peguei nenhum do México e nenhum dos Estados Unidos nessa grande Série A. Algum brasileiro consegue pegar uma dessas três vagas? - questionou.
Na lista do jornalista, a Inglaterra seria o país com mais representantes (seis): Arsenal, Chelsea, Leicester, Liverpool, Manchester City e Manchester United.
Também presente no programa, o jornalista inglês Tim Vickery, correspondente da BBC no Brasil, afirma que o atual Mundial de Clubes não só confirma a distância entre o futebol europeu e o sul-americano, mas ressalta o predomínio da Europa sobre todos os outros continentes.
- O Mundial de Clubes está provando isso anos após ano. A diferença não é Europa, América do Sul e os outros. É Europa e os outros. O campeão sul-americano, seja brasileiro, seja argentino. A semifinal é terrível. Se passa, é mostrando menos futebol que o adversário. O cenário é deprimente - afirma.
CONFIRA LISTA DOS TIMES ESCOLHIDOS:
Equipes escolhidas por Sérgio Xavier para disputar 20 vagas na Série A mundial (Foto: SporTV.com)