1/3/2016 08:00

Com histórico de boas largadas, Pato tentar ir muito além na estreia pelo Chelsea

Com histórico de boas largadas, Pato tentar ir muito além na estreia pelo Chelsea
Quase um mês após sem apresentado, Alexandre Pato deve estrear nesta terça-feira pelo Chelsea no duelo contra o Norwich City, em Norwich, às 16h45 (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Inglês - a partida será transmitida pela ESPN Brasil. E o histórico é favorável ao atacante.

Desde que surgiu no Internacional com 17 anos, em 2006, Pato só passou em branco somente uma vez em suas estreias com outras camisas e sempre a equipe que ele defendia saiu de campo vitoriosa.

Pela Internacional, o atacante marcou o primeiro gol com um minuto de jogo contra o Palmeiras, em São Paulo. No mesmo jogo, em 26 de novembro de 2006, Pato deu duas assistências (o placar final foi 4 a 1) e acertou uma bola na trave, ao finalizar de cabeça.

Vendido ao Milan em julho de 2007, ele estreou pela equipe somente seis meses depois porque ainda tinha 17 anos no momento da transação. A primeira partida foi logo uma goleada: 5 a 2 no Napoli, no estádio Giuseppe Meazza.

Pato fez o último gol daquela partida. Ronaldo, duas vezes, Seedorf e Kaká completaram o placar a favor do time rossonero, quinto colocado naquele ano.

Em rápida ascensão, Pato ganhou uma oportunidade na seleção brasileira em março de 2008. Foi convocado por Dunga para enfrentar a Suécia, em Londres. No dia 26 daquele mês, ele substituiu Luis Fabiano e marcou o gol da vitória por 1 a 0, ao aproveitar uma saída errada de bola do goleiro Andreas Isaksson - chutou de perna esquerda, de primeira.

ASCENSÃO E DIFICULDADES

Aquele momento com a seleção dava a entender que Pato seria um craque brasileiro e que poderia ajudar o Brasil na busca do hexacampeonato na Copa do Mundo de 2010.

Mas não foi bem assim que a história aconteceu.

Em abril de 2009, Pato sofreu a primeira lesão que o tirou dos gramados. Foi uma lesão na coxa direita, aparentemente nada grave. Mas ela foi sucedida por várias outros.

Em novembro do mesmo ano, nova lesão na coxa direita o afastou dos gramados por três meses. Depois vieram lesões na coxa esquerda, nos dois tornozelos e até na clavícula. Com tantos problemas, ele já não conseguia realizar jogos em sequência.

Foi nesse contexto que o Corinthians decidiu investir R$ 40 milhões para tirar Pato do Milan em dezembro de 2012. O atacante chegou ao clube do Parque São Jorge com a promessa de que o clube o recuparia fisicamente (e isso ocorreu) e o projetaria de novo.

A estreia ocorreu em 3 de fevereiro de 2013, uma vitória corintiana por 5 a 0 contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. Pato fez um gol e foi ovacionado.


AGÊNCIA CORINTHIANS
Alexandre Pato, em treino do Corinthians


A temporada, contudo, não foi nada feliz para o jogador. Foi campeão do Paulista e da Recopa Sul-Americana, mas a torcida passou a pegar no pé do atacante quando os gols começaram a secar. Pato até perdeu a vaga no time titular.

O ponto final na trajetória dele pelo Corinthians ocorreu em 23 de outubro de 2013. Naquele dia o time paulista foi eliminado na Copa do Brasil pelo Grêmio na decisão por pênaltis. O que irritou a torcida é que Pato perdeu uma penalidade ao tentar cobrar com cavadinha.

Depois desse jogo, Pato entrou em campo mais 12 vezes pelo Corinthians - com quatro vitórias apenas - e foi contestado em todas as partidas. A torcida até chegou a invandir o CT do clube em um protesto bem violento e tentou agredir o atacante.

Depois disso Pato foi para o São Paulo emprestado por dois anos e metade do salário de R$ 800 pagos pelo Corinthians. No time tricolor a passagem foi feliz, mas o começo não teve a marca registrada por Pato ao longo da sua carreira.

Em 12 de março de 2014, ele vestiu a camisa do São Paulo pela primeira vez, mas não marcou no triunfo por 1 a 0 contra o CSA, em Maceió, pela Copa do Brasil.

Apesar disso, o atacante paranaense correspondeu no segundo jogo com o uniforme tricolor. Fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o mesmo CSA, em São Paulo.


MIGUEL SCHINCARIOL/GAZETA PRESS
Alexandre Pato no duelo contra a Ponte Preta, em agosto do ano passado


TEMPO CURTO

A estreia no Chelsea ocorrerá um mês após ele ter sido oficializado como reforço da equipe. Nesse período ele ficou aprimorando a forma física - a última vez que entrou em campo foi em 28 de novembro do ano passado, na vitória tricolor por 3 a 2 contra o Figueirense, no Morumbi.

Ele está emprestado pelo Corinthians ao Chelsea até o final da atual temporada, com opção de compra do time londrino. Mas para que isso ocorra ele terá de se superar.

Os Blues têm pelo menos mais 13 jogos até a conclusão da atual temporada. Além de estar presente na maioria, o jogador terá de justificar com gols que merece continuar.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2922 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade