O treinador Paulo Autuori elogiou a atuação do departamento de futebol do Corinthians ao analisar panorama futebolístico atual no país. O técnico apontou o trabalho do colega Tite como "a grande estrela" do Timão. O elogio foi feito momentos após Autuori revelar o desejo de ver mudanças no futebol brasileiro para exercer função de gestão que integre futebol profissional com categorias de base.
- Vejo que no Corinthians, hoje, a grande estrela é o trabalho coordenado pelo Tite, a filosofia. Se falou no desmanche, saíram esses jogadores todo, e quando se vê o Corinthians hoje não comprometeu em nenhum momento a ideia de jogo que o Tite tem. Entra a competência de procurar os jogadores com aquelas características. Se um é mais refinado que o outro é outra história. Mas a identidade foi preservada. Você olha para o Corinthians e vê que todo mundo trabalha para o bem do clube - disse Autuori, lembrando as saídas de Ralf, Renato Augusto, Jadson, Love, Gil e Malcom. Os principais reforços para a temporada são Marlone, André, Giovanni Augusto, Willians e Lucca.
Trabalho de Tite foi apontado por Autuori como grande estrela do Corinthians (Foto: Daniel Augusto /Agência Corinthians)
Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa pelo São Paulo, em 2005, Autuori lembrou que quando passou no Tricolor o clube era "referência em todos os sentidos". O treinador disse acreditar que o clube voltará a ter o mesmo status. O São Paulo viveu semanas de turbulência ultimamente com uma crise entre o empresário Abílio Diniz e o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, além de uma divisão no pacto de silêncio feito pelos jogadores e protestos da torcida após derrota em casa para o The Strongest pela Libertadores.
- O que vejo em muitos clubes é que se alguns trabalham, outros não trabalham porque existe divergência. Aí é a liderança. O pouco tempo que passei no São Paulo, vi que era um clube referência em todos os sentidos. E tenho certeza que vai voltar a ser – disse Autuori.