18/2/2016 17:33

Comitê de Reformas da CBF faz sua primeira reunião para analisar medidas

Ao contrário do modelo adotado pela Fifa em 2015, com um comitê independente, secretário-geral da entidade, Walter Feldman, foi escolhido para liderar os trabalhos

Comitê de Reformas da CBF faz sua primeira reunião para analisar medidas
Comitê de Reformas instaurado pela CBF se reúne pela primeira vez na entidade (Foto: Divulgação)

O Comitê de Reformas instaurado pela CBF teve a sua primeira reunião nesta quinta-feira, na sede da entidade. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, foi escolhido presidente do conselho com 17 integrantes, entre ex-jogadores, técnicos, advogados, executivos e dirigentes. Além desse grupo, haverá subcomissões que abordarão temas específicos. A medida, de acordo com a CBF, se inspira na Fifa, que também criou um Comitê de Reformas após a prisão de dirigentes em Zurique, em maio do ano passado. O comitê da Fifa, porém, trabalha de forma independente da entidade, o que, ao que tudo indica, não acontecerá na CBF. Carlos Alberto Parreira foi o único do grupo a não comparecer - ele está nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva após a primeira reunião do grupo, Feldman explicou:

- Desde o início do nosso trabalho, fizemos um diagnóstico para que pudéssemos ter uma noção correta de como a CBF está funcionando. Depois desse longo período de análise, concluímos que era necessário iniciar o processo de implantação das medidas. Após os problemas com a Fifa em Zurique, foi criado um Comitê de Reformas para criar as mudanças que seriam feitas. Nós fizemos um caminho diferente, acreditávamos que a implementação das medidas deveria ser analisada por um comitê com todos os atores do futebol brasileiro. Consideramos que esse comitê seria mais adequado, pois poderia avaliar todos os pontos, e permitir que a sociedade como um todo possa participar - discursou Feldman.

Os pontos a serem analisados pelo Comitê de Reformas são: reforma do estatuto da CBF; implementação do Código de Ética e do Comitê Disciplinar do Futebol; medidas de transparência; desenvolvimento de Regulamento Nacional de Concessão de Licença de Clubes; fomento de ações de responsabilidade social; internacionalização do futebol brasileiro; aprimoração da legislação desportiva; desenvolvimento do futebol feminino; desenvolvimento das categorias de base; tecnologia e inovação no futebol; direitos de atletas e demais profissionais do futebol; direitos de transmissão; calendário; aprimoramento da arbitragem; programa de formação de profissionais do futebol; e democratização e engajamento da torcida brasileira.

Diversos setores do esporte estão representados no comitê. Fazem parte do conselho com 17 membros os presidentes de São Paulo e Botafogo, Carlos Augusto Barros e Silva e Carlos Eduardo Pereira; os ex-jogadores Edmílson, Ricardo Rocha e Carlos Alberto Torres; a jogadora Formiga; o técnico Carlos Alberto Parreira; o diretor jurídico do Corinthians, Luiz Felipe Santoro; os advogados Álvaro Melo e André Ramos Tavares; os presidentes de federação Ednaldo Rodrigues (Bahia), Leomar Quintanilha (Tocantins) e Castellar Modesto Guimarães Neto (Minas Gerais); a ex-assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira; e, pela CBF, além de Feldman, o diretor executivo de gestão Rogério Caboclo. Completa a lista o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Rocha.


VEJA TAMBÉM
- CONFIRA! Corinthians tem duas novidades na provável escalação
- FIM DE NOVELA! Corinthians deve comprar goleiro do Flamengo de forma parcelada; Entenda
- FALA, ÍDOLO! Romero fala sobre futuro no Corinthians e mira conquista no Paraguai









2520 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Presidente Juan Domingo Perón -
X
Racing Club
Corinthians

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal
0 X 1
Cuiaba
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade