17/2/2016 10:36
Quase 10 anos depois de jogo emocionante, Corinthians volta ao Chile para estreia na Libertadores
Em 2006, Timão foi heroico e derrotou a Universidad Católica em Santiago com dois a menos, em partida que foi fundamental para classificação à próxima fase do torneio continental
Na noite desta quarta-feira (17), o Corinthians enfrenta a equipe do Cobresal (CHI) na cidade de El Salvador, no Chile, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Bridgestone Libertadores 2016. Essa será a primeira vez em quase 10 anos que a equipe alvinegra jogará em território chileno. No dia 06 de abril de 2006, o Timão travou uma das partidas mais emocionantes da trajetória do Coringão na competição continental: 3 a 2 de virada sobre a Universidad Catolica, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago.
Naquela edição, o Corinthians estava no grupo 4, que tinha, além da Universidad Catolica, Deportivo Cali (COL) e Tigres (MEX). Antes de ir ao Chile, o Timão havia disputado quatro partidas, com duas vitórias, um empate – contra a equipe chilena no Pacaembu – e uma derrota.
Com sete pontos ganhos, o Alvinegro era o vice-líder do grupo, atrás da própria Universidad Católica, que tinha 10, e à frente do Tigres, que estava
com seis. Como era a penúltima rodada, um resultado que não fosse a vitória poderia complicar a situação do Corinthians naquela Libertadores. Por isso, a partida no Chile tinha uma grande importância.
A equipe entrou em campo na ocasião com Johnny Herrera; Coelho, Wendel, Betão e Gustavo Nery; Mascherano, Marcelo Mattos, Ricardinho e Carlos Alberto; Tevez e Nilmar. O que ninguém queria aconteceu: o Timão começou perdendo e teve de se lançar ao ataque para virar o jogo, sob risco de uma iminente eliminação. Mas Tevez e Nilmar se incumbiram da missão e fizeram, cada um, os dois gols da virada corinthiana.
Mas aquela noite não seria tranquila. Logo em seguida, a Universidad Catolica empatou o placar em 2 a 2, que permaneceu assim até o fim do primeiro tempo.
O drama alvinegro só aumentava. Logo no início da etapa final, Wendel foi expulso, deixando o Timão com um jogador a menos. Aí, falou mais alto a raça corinthiana. Em tabela com Carlos Alberto, Nilmar fez mais um e colocou o Alvinegro mais uma vez na frente no placar.
O jogo ganhou novos ares dramáticos quando Gustavo Nery também foi expulso. Jogando com nove em campo, o Corinthians foi heroico, resistiu à pressão do time chileno e saiu do Chile com uma vitória fundamental para a classificação que veio mais à frente, na melhor atuação da equipe na edição 2006 do torneio.
VEJA TAMBÉM
- Patrocínio para quitar Transferban? Corinthians recebe proposta de milionária para pagar transferban
- Ingressos esgotados! Fiel se mobiliza e esgota todos os ingressos para o jogo mais decisivo do ano!
- Incômodo nos bastidores? Dorival se posiciona após vitória, desabafa e ataca críticos
4464 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas