Número de empates é igual ao de vitórias de mandantes no Paulistão-16
O Campeonato Paulista deste ano terá seis rebaixados para a Série A2. Esse fato faz com que a corrida contra a degola tenha início mais cedo, tornando as partidas mais decisivas, principalmente para as equipes consideradas menores.
O início desta competição tem se mostrado equilibrado para aqueles que seriam os “azarões” na tabela. Tanto é que temos a maior quantidade de empates das últimas edições nas primeiras quatro rodadas.
Até aqui 15 partidas terminaram empatadas, o que representa 40% dos resultados do Paulistão. É o mesmo número de vitórias dos mandantes e o dobro das vitórias dos visitantes. Desses 15 empates, dez foram em partidas que não envolveram os clubes grandes. Palmeiras e Santos empataram duas vezes e o São Paulo uma. Corinthians permanece 100%.
Em comparação com a edições passadas, os dados referentes aos empates chamam ainda mais a atenção. Em 2013, até a 4ª rodada, aconteceram 12 igualdades. Já em 2014, o número caiu para sete. Em 2015 voltou a aumentar, dessa vez para 13 empates. Lembrando que em 2016 são duas partidas a menos na contagem, que foram adiadas (XV de Piracicaba x Rio Claro e Sâo Paulo x Mogi Mirim) .
Empates em 2016 acontecem em maior quantidade em comparação com as últimas edições
A curiosidade nesses números seria a indicação de que o excesso de empates poderia diminuir a média de gols, o que não tem ocorrido até o momento, pelo contrário. Em 38 partidas, foram marcados 95 gols, ou seja, 2,5 por jogo. Mesma média do período em 2013 e 2014, e superior a do ano passado que foi de 2,3 por duelo.
Média de gols não é afetada pela quantidade de empates
Somente três dos 15 empates da edição atual tiveram como placar um 0 a 0. Sete deles terminaram em 1 a 1, quatro em 2 a 2 e um em 3 a 3.
Foram poucos os empates em 0 a 0 neste Paulistão
Esse equilíbrio faz com que tenhamos grupos embolados já nas primeiras rodadas. No Grupo B, por exemplo, uma vitória separa o lanterna (Ponte Preta) dos três líderes (Palmeiras, Ituano e São Bernardo) com cinco pontos cada.
O funil apertado desta edição não permite que a intensidade dos times seja deixada para o fim do campeonato. As vidas deles no Paulistão já estão sendo decididas.