Imagem de satélite da cidade de El Salvador, lar do Cobresal, do Chile (Foto: Google Maps)
Uma cidade com apenas 7 mil habitantes, com um estádio para 20 mil, e que corre risco de desaparecer em poucos anos. É em El Salvador, no norte do Chile, que o Corinthians vai iniciar a busca pelo bicampeonato da Taça Libertadores. O Timão enfrenta o Cobresal nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio El Cobre, a aproximadamente mil quilômetros da capital Santiago.
No meio do deserto do Atacama, El Salvador foi fundada em 1959 como um acampamento mineiro e chegou a ter mais de 25 mil habitantes nos tempos áureos da mineração de cobre na região. A força dessa exploração era tão grande que motivou a fundação do Cobresal, que teve seus momentos mais marcantes nos anos 1980 – mesma época da mineração.
Grande parte do investimento é feita pela Codelco, a Corporação Nacional do Cobre do Chile, que ajudou a levantar o estádio para 20 mil pessoas e deixou o time forte. A maior revelação do clube é "apenas" Ivan Zamorano, centroavante que jogou em Real Madrid, Inter de Milão e seleção chilena, que defendeu inclusive em Copa do Mundo.
Hoje em dia, porém, o El Cobre não tem a menor chance de lotar. O metal está acabando na região de El Salvador. O dinheiro, por consequência, também. E a cidade, em declínio populacional há anos, corre risco de desaparecer pela falta de emprego que o local terá.
Estádio tem capacidade para 20 mil pessoas, 12 mil a mais do que a população local (Foto: Google Maps)
Enquanto isso, o Cobresal tenta sobreviver. Foi campeão do Torneio Clausura em 2015 e, por isso, se credenciou a disputar a Libertadores pela segunda vez. Na primeira, em 1986, teve campanha curiosa e não perdeu: uma vitória e cinco empates em seis jogos.
O Corinthians só viaja a El Salvador na manhã de quarta-feira, em voo fretado que vai pousar em uma base militar próxima à cidade. Antes mesmo do Cobresal, a logística será a primeira adversária do Timão nesta Libertadores.
Estádio El Cobre, lar do Cobresal, onde o Corinthians inicia a busca pelo bi da Libertadores (Foto: Divulgação)