11/2/2016 13:07
Há 20 anos, Marcelinho Carioca marcava gol de placa na Vila Belmiro
Golaço em clássico contra o Santos em 1996 rendeu uma placa ao ídolo do Corinthians encomendada por Pelé
O clássico entre Corinthians e Santos na Vila Belmiro já reservou grandes momentos para o Alvinegro do Parque São Jorge. Uma das grandes lembranças para o Timão é do jogo realizado no dia 11 de fevereiro de 1996, há 20 anos. Em um empate com muitos gols e quatro expulsões, um lance ficou eternizado na história do confronto: o chapéu seguido de gol de Marcelinho, que até rendeu uma placa ao ex-jogador pela jogada.
O golaço de Marcelinho é tão lembrado que não são muitos os que lembram do que aconteceu no jogo em si. Em clássico válido pelo primeiro turno do Campeonato Paulista de 1996, que era disputado em pontos corridos, as duas equipes foram ao gramado da Vila Belmiro com muitos desfalques. Mas pelo lado do Corinthians, os dois principais jogadores do time estavam em campo: o próprio camisa 7 e Edmundo.
A partida não começou favorável ao Corinthians. O zagueiro Henrique foi expulso ainda no primeiro tempo após tomar dois cartões amarelos. Apesar de ter criado perigo com uma cabeçada de Bernardo, o Timão foi pressionado pelo Santos e saiu atrás no placar aos 39 minutos.
Mas a desvantagem corinthiana só durou dois minutos. O empate veio graças à dupla Marcelinho-Edmundo. Após cobrança curta de escanteio, o meia cruzou a bola na área, encontrando o atacante livre para completar no gol livre. A reação fez a Fiel, que estava presente em grande número na Vila Belmiro, explodir.
Só que a primeira etapa ainda traria um novo problema ao Timão. Edmundo foi expulso, e o Corinthians ficou com dois a menos para o restante do clássico alvinegro. A inferioridade numérica fez o time corinthiano sofrer no fim dos 45 minutos iniciais, com bola na trave.
Com o segundo tempo, veio a reviravolta. O Santos teve dois jogadores expulsos, Marcos Paulo e Jean, e a partida ficou completamente aberta. O Corinthians passou a ter mais chances, duas delas vindo dos pés de Marcelinho, antes de o meia protagonizar um dos lances mais bonitos da história do clássico alvinegro e da Vila Belmiro.
Aos 21 minutos, Tupãzinho avançou até próximo à área e rolou para Marcelinho, que com um toque com a parte externa do pé deu um chapéu no zagueiro Ronaldo Marconato e chutou no canto do goleiro Edinho sem deixar a bola cair. Um golaço que fez até Pelé, que estava acompanhando a partida no estádio, se render e mandar fazer uma placa ao camisa 7.
Marcelinho sempre falou que o gol marcado neste clássico foi o mais bonito da carreira dele. Porém, não foi suficiente para garantir a vitória naquele dia. Em cobrança de pênalti, o Santos empatou e o Timão saiu da Baixada Santista com o placar de 2 a 2. Mais do que o resultado, a Fiel se lembrará para sempre do gol de placa do Pé de Anjo na Vila Belmiro.
VEJA TAMBÉM
- CONFIRA! Vidente prevê clima tenso no Derby entre Corinthians e Palmeiras
- ERA PRA VIR?? Deyverson foi pauta no Corinthians, diz auxiliar de António Oliveira
- BAIXA IMPORTANTE! Zagueiro desfalca Corinthians em decisão na Argentina
4773 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas