Corinthians e Audax vestem uma só camisa no Brasileiro (Foto: Leandro Martins/ALLSPORTS)
Audax e Corinthians serão adversários nesta quinta-feira, às 19h30, quando se enfrentam pela segunda rodada do Campeonato Paulista, em Osasco, de olho na segunda vitória seguida no estadual.
No futebol feminino, por outro lado, a possibilidade desse confronto no momento não existe, e a relação entre os dois clubes é bem amistosa, a ponto de até dividirem espaço no mesmo uniforme. Isso porque, neste ano, Corinthians e Audax firmaram uma parceria e formam um só time.
A equipe é comandada pelo técnico Arthur Elias, um dos principais nomes do futebol feminino do país, e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro, competição em que tem uma vitória e um empate por enquanto.
- O Corinthians tinha esse desejo de retomar o time feminino, incentivado também pelo Profut (programa de renegociação de dívidas em que um dos deveres dos clubes é o investimento no futebol feminino). Eu já estava no Audax em 2015, mas nós não tínhamos a vaga no Brasileiro deste ano. Apenas na Copa do Brasil, então seria um calendário incompleto. Por disputar a Série A no masculino, o Corinthians tinha esse direito de jogar o Brasileiro. Aí surgiu a parceria, e os clubes dividem estrutura, despesas... - explicou o treinador.
Renata Costa é uma das jogadoras que fazem parte do elenco do Corinthians-Audax (Foto: Getty Images)
O elenco do Corinthians-Audax conta com jogadoras que possuem medalhas olímpicas no currículo, entre elas Renata Costa (prata em Atenas, em 2004, e em Pequim, em 2008), Grazi (prata em 2004) e Fran (prata nas Olimpíadas de 2008), além de outras atletas com passagens e títulos pelos times de base e principal da Seleção Brasileira.
- Os primeiros jogos do Brasileiro estão marcados para Osasco. Existe a possibilidade de fazer algumas partidas no Parque São Jorge, talvez em um duelo de mais expressão, e quem sabe até jogar na arena. Mas isso vai ser discutido mais para frente - falou Arthur.
Aos 34 anos, Arthur, que jogou apenas nas categorias de base e que iniciou no futebol feminino em 2006, busca o segundo título brasileiro da carreira. Em 2013, ele foi campeão com a equipe do Centro Olímpico, de São Paulo. Neste ano, ele ainda vai comandar o Corinthians no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.
- A partir do momento em que vestimos a camisa do Corinthians e ainda representamos o Audax, entramos em todos os campeonatos para conquistar o título. Também temos um planejamento a longo prazo, que é de ser uma equipe protagonista, que acumule títulos. Mais para frente a ideia é focar na formação de base também. O futebol feminino precisa disso. Nós temos essa responsabilidade - comentou o técnico.
Equipe deu início aos trabalhos em janeiro (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)