Zagueiro Fabián Balbuena em ação pelo Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reprodução / Facebook)
O Corinthians mantém conversas com o Libertad sobre a forma de pagamento pela contratação do zagueiro Fabián Balbuena, de 24 anos, e por isso adiou o anúncio da chegada do zagueiro, que deve ocorrer até o fim da semana.
Tite durante a entrevista coletiva desta quarta-feira, no CT Joaquim Grava (Foto: Diego Ribeiro)
A expectativa era de que o negócio fosse fechado nesta quarta-feira, mas os dois clubes ainda não chegaram a um acordo sobre o depósito de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 5,9 milhões), valor a ser pago por 100% dos direitos econômicos do zagueiro. Apesar disso, o Libertad já aceitou a proposta, e o negócio está praticamente fechado.
O técnico Tite, porém, evita se pronunciar sobre o provável reforço. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, ele foi breve ao falar sobre Balbuena.
– Sem conversa a respeito de atleta que não é do Corinthians. Dou minha palavra que, quando tiver algo, falo – resumiu.
O nome de Fabián Balbuena enfrenta certa resistência entre os diferentes setores no departamento de futebol do Corinthians. A sugestão de reforço partiu de empresários. Com a ajuda do CIFUT (centro de inteligência do futebol), diretoria e comissão técnica passaram a avaliar vídeos de atuações do jogador pelo Nacional-PAR, onde foi vice-campeão da Libertadores em 2014, e pelo Libertad-PAR, seu clube atual.
Uma parte da comissão técnica era contrária ao negócio por avaliar que o zagueiro ainda não está pronto para assumir uma posição na equipe. Balbuena foi visto como um jogador lento, que não se encaixa no atual sistema de jogo. Tite precisa de zagueiros rápidos para manter as linhas marcando no campo adversário.
Por enquanto, Tite vai manter a zaga com Felipe e Yago – este último é o atual substituto de Gil, negociado com o Shandong Luneng, da China. Com esta formação, o Corinthians enfrenta o Audax nesta quinta-feira, em Osasco, pelo Campeonato Paulista. Vilson e Pedro Henrique são opções no banco de reservas.