Tite diz que reforços precisão de tempo para se adaptarem ao novo clube (Foto: Marcos Ribolli)
O técnico Tite pediu paciência ao torcedor do Corinthians e evitou fazer uma previsão de quando seu time estará pronto após o desmanche do início desta temporada. A equipe sofreu para vencer o XV de Piracicaba, em casa, por 1 a 0 na estreia do Campeonato Paulista, neste domingo. O triunfo só foi conquistado nos minutos finais do segundo tempo, com gol do atacante Romero.
O treinador disse ter percebido irritação nas arquibancadas no segundo tempo, quando o rival do interior ameaçou o atual campeão brasileiro. Para ele, será necessário tempo para que o time se consolide, e a chegada de reforços irá ajudar nesse processo por gerar competição dentro do elenco.
– Não sei (quanto tempo até a equipe estar pronta). Primeiro demos chance de crescimento a esses atletas. O objetivo é ter um time forte, mas também tem o entrosamento. O sistema é o mesmo de antes, mas a mobilidade e as peças mudaram. Sabíamos que a parte física pesaria no segundo tempo – afirmou Tite.
O técnico tem o Corinthians do ano passado como espelho. Após iniciar bem a temporada, o clube perdeu jogadores importantes, como Guerrero, e precisou ser remontado.
– Foram feitos ajustes. Agora, é outro processo. De novo é uma reconstrução. Antes perdemos peças e foi estourar depois de cinco ou seis meses, no segundo turno do Brasileiro, com um grupo que antes estava pronto – disse.
Tite prevê que a chegada de Guilherme, Giovanni Augusto e André irá ajudar na formação da equipe para a temporada.
– Quando foi elogiado (em 2015), o Corinthians tinha competição. É o que buscamos. Precisa ter competição nos setores para elevar o nível técnico. Eles (reforços) vêm para acrescentar. Aos 20 do segundo tempo, ouvi incômodo dos torcedores com a nossa troca de passes. Peço apoio ao torcedor. É um time mais novo.
Autor do gol da vitória, o paraguaio Romero foi elogiado e usado como exemplo por Tite.
– Ele trabalhou o ano inteiro, apostou nele mesmo e não quis sair. Quando teve oportunidade, mostrou. Assim como outros que chegam: André, Marlone, Lucca, Giovanni, Guilherme... achar que em cinco jogos eles vão produzir o normal, não façam isso. Todos precisam de tempo de adaptação para acontecer o que aconteceu com o Romero.
Por fim, Tite inocentou Rodriguinho, que perdeu pênalti no início, mas participou do lance do gol.
– Ao término do jogo, olhamos que o time venceu e mereceu. Mesmo com pênalti perdido. O mesmo atleta que perdeu o pênalti (Rodriguinho) teve a personalidade de dar o passe da jogada do gol.
Isso me deixou contente.
Tite diz ter notado irritação da torcida durante o jogo deste domingo em Itaquera (Foto: Marcos Ribolli)