Tite em bate papo com André Gallindo (Foto: Reprodução TV Globo)
“Os Professores” é o novo quadro do Esporte Espetacular que conta a trajetória e os conceitos dos maiores treinadores do futebol brasileiro. No primeiro episódio Tite, atual campeão brasileiro, fala sobre o que pensa sobre as táticas do jogo e conta detalhes de sua vida.
Tite é professor, mas também é estudante, e ele mesmo explica que a vontade de saber mais é o que o impulsiona sua constante atualização.
- O combustível do aprender, da informação, é fundamental para evoluir. A excelência só é atingida com dez mil horas de atividade. Isso aí dá mais ou menos dez anos de atividade ininterrupta.
Ele explica também quais são os seus três princípios fundamentais: pressão, aproximação e velocidade.
- Pressão é perder a bola e no local que tu a perde já toma de novo. A aproximação é construir desde trás com toques e aproximações até chegar na frente, independente do adversário estar marcando pressão ou não. Já a velocidade é o seguinte: o adversário está te marcando e tu deve ter uma saída rápida com qualidade. Tem uma jogada que resume os três princípios: em um jogo com o Fluminense que o Cavalieri fez uma defesa que a gente sai jogando e damos quinze ou dezesseis toques de triangulações até chegar na cara do gol. Fizemos a construção da jogada desde o goleiro, passando por todos os setores até a chegada na frente. Não saiu o gol, mas é uma ideia de futebol.
Mostrando os detalhes dentro do campo (Foto: Reprodução TV Globo)
Sendo assim, qual seria a tática do futuro para o professor Tite?
- Na mobilidade das peças, independente do sistema. Esqueça o número mas interprete as posições, funções, mobilidade e, principalmente a qualidade dos atletas. Isso é a essência.
Detalhes técnicos na prancheta com Tite (Foto: Reprodução TV Globo)
E para o futuro, quais os planos do técnico?
- Não sei (risos). Seleção Brasileira só depois da Copa do Mundo. E estou te falando isso de uma forma muito tranquila, vamos mudar um pouquinho o conceito de futebol e dar tempo e período para que cada profissional possa desenvolver o seu trabalho. O Dunga foi escolhido, antes disso eu criei uma expectativa durante uma semana, achei que poderia ser. Sim, acabou lá atrás. Eu estou muito bem resolvido e muito feliz com o Corinthians e com a minha atividade profissional. E depois tenho objetivo de treinar uma equipe italiana.