22/12/2015 10:38

Tri Brasileiro completa 16 anos

Luizão foi o grande destaque na conquista com dois gols na segunda partida da final, no Morumbi

Tri Brasileiro completa 16 anos
Se em 2015 o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro pela sexta vez, foi em 1999 que o Timão chegou à metade deste caminho. Em excelente campanha, o Alvinegro venceu 18 das 29 vezes que entrou em campo e levantou com a taça após uma emocionante série decisiva de três jogos contra o Atlético-MG na decisão.

O início do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 1999 foi arrasador. Logo na estreia, 4 a 2 sobre o Gama fora de casa. Todos os quatro gols corinthianos foram marcados por Luizão, que fazia o primeiro jogo com o manto alvinegro. Na sequência, outras cinco vitórias consecutivas - algumas delas marcantes, como as goleadas sobre o Vitória por 5 a 1, no Pacaembu, e sobre o Botafogo por 4 a 2, em Niterói.

A primeira derrota veio apenas na sétima rodada. No Pacaembu, em pleno 1º de setembro, o Corinthians perdeu para o Flamengo por 1 a 0. Em seguida, o Timão passou a alternar bons e maus momentos na competição. Mesmo apresentando instabilidade, o Alvinegro fechou a primeira fase na liderança com 44 pontos, dois à frente do Cruzeiro, vice-líder, e com oito de vantagem sobre o Vasco, terceiro colocado.

Nas oitavas de final, o Corinthians enfrentou o Guarani. O confronto foi aberto no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, com um 0 a 0. O segundo duelo aconteceu no Morumbi e terminou com vitória corinthiana: 2 a 0, com gols de Marcelinho e Ricardinho. Um novo resultado igual dava a vaga na semifinal ao Timão. E, novamente no Cícero Pompeu de Toledo, foi isso que aconteceu: 1 a 1. O tento alvinegro foi marcado por Luizão.

Na semifinal, um novo adversário paulista. Desta vez, o rival São Paulo. Com muita emoção, o Corinthians resolveu o duelo em apenas duas partidas. Na primeira delas, no Morumbi, o Timão venceu por 3 a 2, com gols de Nenê, Marcelinho e Ricardinho. O grande personagem daquela ocasião, no entanto, foi Dida. O goleiro defendeu dois pênaltis e garantiu o resultado positivo para o Alvinegro. No segundo duelo, mais uma vitória: 2 a 1, com gols de Edílson e Ricardinho.

Na decisão, o adversário era o embalado Atlético-MG que, como o Corinthians, havia eliminado um rival nos playoffs: o Cruzeiro (nas quartas de final). E foi exatamente no primeio duelo das finais que o Timão sofreu a única derrota fora de casa no Brasileirão 1999. No Mineirão, em Belo Horizonte, os mandantes abriram 2 a 0 com 27 minutos de jogo. Mesmo com o gol de Vampeta aos 39, o Timão voltou a ser vazado aos 43 e foi para o intervalo perdendo por 3 a 1. Na segunda etapa, Luizão diminuiu a diferença, mas não impediu a vitória atleticana.

O segundo confronto, no Morumbi, teve seu herói: Luizão. Aos 28 minutos da primeira etapa, Kléber levantou na segunda trave e lá estava o camisa 9 para completar para o fundo da rede e abrir o placar. Porém, o artilheiro não parou por aí: aos 14 do segundo tempo pegou a sobra dentro da área e fez de pé direito o segundo do Timão na partida, garantindo a vitória por 2 a 0 e devolvendo ao Corinthians a vantagem de empate na última partida. Porém, Luizão ainda teve tempo de ser expulso de campo.

No jogo decisivo, há exatos 16 anos, o Corinthians teve como principal destaque o goleiro Dida, que a cada lance dava mais segurança à Fiel. Mesmo assim, não foram poucas as chances de gol: Marcelinho acertou a trave ainda na primeira etapa e no fim da partida Edílson perdeu chance incrível quando Velloso já estava no chão. Ao apito final, o grito de gol que ficou entalado durante os 90 minutos pôde sair: "É campeão!". O Corinthians era tricampeão brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2880 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade