5/12/2015 07:42

Jadson ou Renato Augusto: qual o melhor jogador do Campeonato Brasileiro?

Jadson ou Renato Augusto: qual o melhor jogador do Campeonato Brasileiro?
Corinthians jogará sem seus dois principais jogadores pela primeira vez desde estreia

No momento mais tenso do Corinthians no Campeonato Brasileiro, eles emergiram. Desde então, sem parar de crescer, Jadson e Renato Augusto viraram os protagonistas do torneio que se encerra neste fim de semana. Mas, afinal, qual ficará com os principais prêmios de melhor da competição?

Aparentemente, por uma diferença pequena, é Renato quem desponta na frente do colega. Segundo a última parcial da Bola de Prata, a premiação mais tradicional do Brasileiro, e a votação do Júri Folha, com 35 especialistas, o camisa 8 leva vantagem. Jadson e ele estão na seleção do campeonato escolhida pela CBF - mas o melhor, mesmo, só será anunciado na noite de segunda-feira.

Com seus dois jogadores como desfalque - Jadson por suspensão e Renato por desgaste físico -, o que não ocorria desde a estreia no Brasileiro, o Corinthians receberá o Avaí no próximo domingo. Logo, não haverá tira-teima ou novos números para mudar a pergunta: qual o melhor da competição?

RENATO É O MELHOR

Apesar de números inferiores aos do colega, Renato Augusto se sobressaiu como o motor do Corinthians. Capaz de buscar a bola na defesa, coordenar os avanços e, eventualmente, entrar na área para concluir. O Footstats resume a relevância do jogador com um dado: em média, é o sexto maior passador do Brasileiro, o principal corintiano. Jadson, o segundo corintiano mais acionado, está só cinco posições abaixo no ranking geral.

O sexto lugar também é o posto de Renato entre os maiores dribladores da competição. Não à toa, ele tem um arsenal de 'rolinhos' no currículo. É o segundo fundamento em que se cristaliza a importância do condutor no meio-campo alvinegro.

Para levar a bola ao ataque, invariavelmente, ele deixa os adversários para trás e, na medida em que evoluiu fisicamente, acrescentou arrancadas importantes em seu jogo. Na vitória como visitante sobre a Chapecoense, olho no primeiro gol: ele arranca da intermediária defensiva e entrega para Elias na área rival.

Ainda existe um componente que não está entre os rankings: liderança. No time sem capitão fixo, Renato assumiu o papel em uma série de momentos. Tranquilizou Guilherme Arana em estreia cheia de tensão contra o Sport e passou confiança a Vagner Love minutos antes de uma tarde redentora do atacante contra o Cruzeiro, por exemplo. Para Tite, é quem tem a melhor leitura de jogo, capaz de tomar decisões em meio às partidas.

JADSON É O MELHOR

Entre todos os meias do Brasileirão, só Renato Cajá, negociado há meses, acertou mais finalizações que Jadson em média. O dado resume o papel do nome mais decisivo do campeão Corinthians. Ao todo, cinco partidas foram decididas diretamente em gols anotados por ele.

Neste domingo em que não irá jogar, Jadson precisa secar os perseguidores para terminar o torneio entre os principais goleadores, com 12 marcados. Mas, entre os jogadores de sua posição, é preciso descer muito para encontrar alguém tão eficaz. Diego Souza, com 8 gols, é o segundo meia entre os goleadores.

Na reorganização feita por Tite para adaptar Vagner Love à equipe, Jadson ganhou liberdade de movimentação. A necessidade dos passes em profundidade, pelo chão, fizeram com que ele partisse sempre da direita para o centro para confundir a marcação adversária. É justamente dessa situação que nasceu o gol da vitória contra o Flamengo na reta final, anotado por Love.

Letal nas conclusões - anotou, de pênalti, em cinco ocasiões -, Jadson não perdeu sua maior virtude, o ponto que o diferenciou de outros jogadores nos melhores momentos da carreira. Ele termina o Brasileirão como líder de assistências do torneio: 12. Em suma, é também aquele que mais participou de gols na competição.

O QUE DIZEM?

TITE

"Jadson e Renato são os melhores. Se um dos dois não ganhar, será uma grande injustiça. Votei nos dois. Dividam ou deem dois prêmios. Tem de fazer isso. Se não dividirem, podem anular meu voto", disse em entrevista coletiva.

CÁSSIO
"Difícil essa pergunta. Eles foram muito regulares esse ano, como outros, o Felipe fez um campeonato muito bom. É muito difícil, vou ficar com essa dúvida, mas vou ficar feliz com quem ganhar", afirmou ao UOL Esporte.

JADSON
"A nossa equipe, por estar na primeira colocação, sempre vai haver destaque maior. Mas tem Lucas Lima, Renato Augusto, Dátolo que vêm fazendo um grande campeonato. Tenho que pensar em jogar futebol e vou deixar essa saia justa para vocês jornalistas verem quem merece estar entre os melhores (risos)", declarou ao UOL Esporte.

RENATO AUGUSTO
"É muito difícil achar o melhor. Tem jogadores mais constantes e outros que tiveram picos de alto nível. Depende muito. Se você acha que é o cara que foi bem do início ao fim, ou aquele que oscilou um pouco mais, mas teve momentos incríveis. Acho muito relativo dizer quem é o melhor. Acho que eu estaria entre os dois, os dois primeiros. Eu e Jadson", comentou ao site Globoesporte.com.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2862 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade