Neste ano, a Conmebol pretende apresentar uma mudança em seu método de sorteio. A entidade tem o intuito de criar um ranking para definir quais times serão os cabeça de chave de cada grupo. Embora a ideia seja combinar alguns critérios, o principal deles será os títulos conquistados na competição nos últimos dez anos.
Ou seja, se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, mantendo-se os times que estão no G-4 atualmente, apenas o Grêmio poderia cair na chave do Timão na primeira fase da Libertadores 2016. Isso porque a equipe gaúcha não levantou uma taça no período determinado.
Além do Grêmio, o Corinthians também poderia cruzar um outro brasileiro: o rival Palmeiras. No entanto, a única possibilidade de isso acontecer é se o Alviverde vencer a Copa do Brasil. Isso porque, se levar o título, ao contrário do que acontecia até o ano passado, o time alviverde não será cabeça de chave.
As chaves e os confrontos da primeira fase da competição serão conhecidos no próximo dia 22 de dezembro, em uma cerimônia na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. Além da data, a entidade também deu uma boa notícia aos participantes da competição: a premiação deve aumentar. Os valores, no entanto, não foram divulgados.
Raony Coronado
https://www.facebook.com/Raony-Coronado-Jornalista-161653870851163
Repórter no Tudotimao.terra desde 2014. Formado em jornalismo pelo Mackenzie em 2012, o jornalista atua na área esportiva há 5 anos. Com experiência em vários veículos, passou pelo diário LANCE!, atuou como apresentador esportivo na TV Cidade de Osasco e atualmente trabalha em mídias onlines.