21/11/2015 07:42

De Teleco e Jackson a Bruno e Jadson, paranaenses no Timão

De Teleco e Jackson a Bruno e Jadson, paranaenses no Timão


Campeões brasileiros em 2015, o volante BRUNO HENRIQUE (Apucarana-PR, 26 anos, ex-Iraty e Londrina) e o meia JADSON (Londrina-PR, 32 anos, ex-Atlético e PSTC) aumentam a lista de jogadores que conquistaram a torcida paranaense antes de entrarem para a história do Corinthians.

Relaciono aqui mais nove atletas que atravessaram a mesma estrada. Alguns vieram de outros estados para o Paraná:



ADO

(Jaraguá do Sul-SC, 69 anos): mudou-se com a família para Londrina aos cinco anos. Juvenil do Londrina, foi chamado às pressas, com apenas 16 anos, para substituir o goleiro principal em uma partida contra o União Bandeirante. Agarrou a posição.

Ado chamou a atenção nos anos 60 por saber jogar com os pés (artigo raro até hoje entre goleiros). Um Neuer! Durante as viagens, pegava pesado: ele e os colegas empurravam o ônibus quando a chuva abençoava as estradas de terra do Norte do estado..

Em 1969, foi para o Corinthians e para a Seleção Brasileira. Goleiro reserva (de Felix, do Fluminense) na Copa de 1970, a do tri.

Foto: acervo do blog Corintianos 10.



ALESSANDRO


(Assis Chateubriand-PR, 36 anos): ao deixar o futsal do Comercial de Cascavel, tornou-se lateral-direito de grandes clubes (Flamengo, Palmeiras, Dínamo de Kiev, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Corinthians). Conquistou rigorosamente tudo no Timão: Paulista (2009 e 2013), Série A (2011), Série B (2008), Copa do Brasil (2009), Libertadores (2012) e Mundial (2012).

Foi o capitão alvinegro na Libertadores e no Mundial. Quer mais? É campeão brasileiro em 2015, como coordenador-técnico corintiano.

História contada por Alessandro ao repórter Alexandre Lozetti, do GloboEsporte.com (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/23-samurais/alessandro.html):

o jogador só deixou o futsal de Cascavel porque acreditou na conversa de um falso olheiro do Flamengo. Chegou ao Rio de Janeiro, soube que caíra na farsa, contou o drama e insistiu para fazer um teste. Aprovado!

Segundo Alessandro, o mentiroso agiu à serviço de um adversário do time de Cascavel que pretendia tirá-lo de um jogo decisivo.

Foto: agência EFE/GloboEsporte.com.



CLÁUDIO MARQUES

(Santos-SP, 65 anos): zagueiro e lateral-esquerdo recordista de títulos paranaenses, com oito taças, todas pelo Coritiba (1969, 1971/72/73/74/75, 1978/79).

Entre um e outro troféu pelo Coxa, Cláudio aceitou uma proposta do Corinthians, que sofria duas décadas de seca.

O jejum acabou no Paulista de 1977. O Corinthians, enfim, foi campeão. Cláudio, mais uma vez, foi campeão.

Na inesquecível noite de 13 de outubro de 1977, tocou o telefone na casa de Cláudio Marques. A patroa atendeu:

- O Cláudio? Saiu para ganhar mais um título, mas já volta.



JAIRO

(Joinville-SC, 69 anos): o jogador que mais vestiu a camisa do Coritiba (440 partidas) detém também o recorde de goleiro com maior tempo de invencibilidade na história do Corinthians e do Campeonato Brasileiro: 1.132 minutos, mais de 12 jogos sem levar gol.

Campeão paulista em 1977 (o fim do jejum) e 1979.



JACKSON

(Paranaguá-PR, 91 anos): atacante campeão paranaense pelo lendário Atlético de 1949, o esquadrão de quatro gols por jogo que originou o apelido Furacão, Jackson foi bicampeão paulista em 1951/52.

Só não ficou em São Paulo porque pretendia se estabelecer como advogado em Curitiba. A situação desesperou outro advogado, um dirigente que ofereceu emprego para Jackson com uma condição:“Nem precisa aparecer no escritório. Só quero que não saía do Corinthians!”.

Foto: site Todo Poderoso Timão (Jackson é o 4º a partir da esquerda).



LIEDSON

(Cairu-BA, 37 anos): saltou do Poções-BA para o Prudentópolis, onde se destacou no Campeonato Paranaense de 2001. Chegou à vitrine com o Coritiba e teve duas passagens pelo Corinthians, antes e depois de atuar pelo Sporting de Lisboa.

Naturalizado português, Liedson disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No ano seguinte, foi campeão brasileiro pelo Corinthians.



Até que valeu trocar, aos 21 anos, o emprego de empacotador em um supermercado para assinar contrato com o Poções, que o descobriu um torneio amador.



Foto: Agência Estado/GloboEsporte.com.


SICUPIRA

(Curitiba-PR, 71 anos): não paga almoço até hoje em São Paulo por conta de um golaço contra o Ceará, aos 45min do 2º tempo, diante de 69 mil torcedores no Pacaembu. O gol classificou o alvinegro paulista para a semifinal do Brasileiro de 1972 (4º lugar), mas o craque não guardou a camisa porque um guarda exigiu a relíquia: “Se não me der a camisa, vai preso!”.

RICARDINHO

(São Paulo-SP, 39 anos): o meia tricampeão estadual com o Paraná Clube (1994/95/96) chegou ao Corinthians em 1998, após um ano no Bordeaux, da França. Só não ganhou a Libertadores. Foi campeão paulista (1999 e 2001), brasileiro (1998 e 1999), da Copa do Brasil (2002) e mundial (2000) pelo alvinegro.

Ricardinho jogava pelo Timão quando ajudou o Brasil a vencer a Copa do Mundo de 2002, na Ásia.

No Sportv, o gol do meia na dramática vitória sobre o Santos, por 2 a 1, aos 48min do 2º tempo, pelo Paulista de 2001:






TELECO

(Curitiba-PR, 1913-2000): é o único jogador com mais de um gol por partida pelo Corinthians. O cartel inclui 251 gols, 246 partidas e quatro faixas de campeão paulista (1937/38/39 e 1941).

Atuou de braço machucado na decisão de 37 porque o reserva não pode jogar (segunda a lenda, o sujeito tremeu...). Com o braço apoiado em talos de bambu por baixo da manga comprida, Teleco assinou de cabeça o único gol do clássico contra o Palestra Itália que rendeu o título.



Uriel Fernandes, o Teleco, iniciou a carreira no Britânia, hoje Paraná Clube.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians tem mais de um time pendurado às vésperas de Dérbi com o Palmeiras; veja lista
- CORINTHIANS EM ALERTA! Ramón Díaz recebe ultimato de Craque Neto antes de desafios cruciais!
- COM SANGUE NO OLHO! Corinthians planeja postura ofensiva diante do Cuiabá e vai sem medo!









6906 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade