12/11/2015 15:08

Mais embolada desde 2006, luta para não cair esquenta reta final do Brasileirão 2015

Mais embolada desde 2006, luta para não cair esquenta reta final do Brasileirão 2015
Com o campeão e a maioria dos membros do G-4 praticamente definidos, a briga mais empolgante da reta final do Brasileirão promete ser contra o rebaixamento. O motivo é simples: a diferença entre o lanterna e o 15º colocado - universo que contempla os ameaçados da vez - é a menor desde 2006 (quando o campeonato passou a ser disputado por 20 equipes) a quatro rodadas do fim. Quatro dos seis times (Joinville, Vasco, Coritiba, Goiás, Avaí e Figueirense) irão cair, mas quaisquer deles tem chances de escapar. E a maioria tem os chamados "duelos de seis pontos" a disputar.

Tanta democracia entre os concorrentes dá esperança ao Joinville, 20º colocado. Com 31 pontos, o JEC pode atropelar os rivais e ultrapassar até o Figueirense, 15º, com 36, em questão de duas rodadas. Claro, dependendo de uma combinação de placares.

Se derrotar o Corinthians e os resultados ajudarem, o vice-lanterna Vasco, time em melhor fase nessa briga, pode, enfim, se ver fora da zona dos quatro últimos, o que não ocorre desde a terceira rodada.

Quatro confrontos diretos apimentam ainda mais a disputa. Só na rodada #35, teremos Goiás x Coritiba e Avaí x Joinville. Na 36ª, Joinville x Vasco medem forças, e Coritiba x Vasco é o confronto dramático reservado para a última rodada. Apenas o Figueirense não terá chance de evitar que adversários pontuem.



Desde 2006, cinco times fugiram da zona de rebaixamento a quatro rodadas do fim

Com seis clubes disputando a permanência, sabemos que, no máximo, somente duas mudanças podem ocorrer na zona da degola. Mas o histórico da Série A indica que apenas um time por ano foi capaz de subir na tabela e se safar nas quatro rodadas finais.

Nos anos em que houve mudanças, o próprio Avaí (hoje fora da zona, em 16º lugar) já conseguiu reagir e escapar. Por outro lado, Vasco e Coritiba - que hoje integram o Z-4 - foram para a Série B por despencarem de posição nos últimos jogos.

OBS: em 2003, o Brasileirão tinha 24 clubes, e dois foram rebaixados. No ano seguinte, a fórmula manteve 24 equipes, sendo quatro despromovidas. Em 2005, dos 22 participantes, quatro caíram para a Segundona e dois subiram, chegando ao modelo atual.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









2793 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade