10/11/2015 16:22

Estrutura explica Corinthians atual, diz jornalista: "Três técnicos em oito anos"

Rodrigo Vessoni elogia Timão, destaca evolução recente e faz comparação com São Paulo, que teve quatro treinadores ao longo do ano e demitiu Doriva na segunda-feira

Estrutura explica Corinthians atual, diz jornalista:
Tite chegou ao clube no final de 2014 para sua terceira passagem pelo Timão (Foto: Rodrigo Gazzanel/ Agência Estado)
Eliminado da Libertadores e do Campeonato Paulista no início do ano, o Corinthians começou o Campeonato Brasileiro sob questionamentos e respondeu com uma campanha invejável: a quatro rodadas do término da competição, é o líder da competição - com 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado - e está prestes a confirmar o título por antecipação. O jornalista Rodrigo Vessoni, do jornal "O Lance", aponta a estrutura do clube como principal justificativa para o momento do clube e destaca o fato de o Timão ter tido apenas três técnicos nos últimos oito anos: Adilson Batista, Mano Menezes e Tite.

- Há defeitos ainda, o clube comete alguns erros. Esse título brasileiro ninguém esperava, nem internamente. Muita gente pode achar que foram só acertos durante a campanha, mas também aconteceram erros, alguns pontuais, como toda diretoria comete, só que há uma estrutura que permite que os erros sejam minimizados. Há uma estrutura vencedora, com uma comissão técnica fixa há muitos anos, um bom centro de treinamento, uma estabilidade de treinadores, esse tipo de coisa. De 2008 a 2015, o Corinthians teve três treinadores, sendo que, dos três, apenas um foi demitido - disse, ao avaliar o clube.

Mano comandou o acesso para a Série A em 2008 e, no ano seguinte, venceu a Copa do Brasil, antes de deixar o clube para servir à Seleção, dando lugar a Adílson Batista, demitido na mesma temporada. Tite, que havia passado pelo Timão em 2005, assumiu o lugar de Adílson e permaneceu até o final de 2013, período em que conquistou a Libertadores e o Mundial (2012). Com a saída de Tite, Mano Menezes retornou e permaneceu por um ano, mas não teve o contrato renovado pelo clube, que voltou a contratar Tite no final de 2014.

Ainda que tenha havido um revezamento, o jornalista destaca o longo período de permanência dos técnicos e faz uma comparação com o São Paulo, que nesta segunda-feira demitiu o técnico Doriva, quarto treinador do clube no ano - começou com Muricy Ramalho, efetivou o auxiliar Milton Cruz por um período e posteriormente contratou Juan Carlos Osorio.

- Em oito anos, o Corinthians teve três treinadores. O São Paulo, em um ano, teve quatro. Tem (no Corinthians) uma estrutura que minimiza pequenos erros que acontecem - e acontecem muito - e são normais em qualquer clube - completou o jornalista, que por nove anos acompanhou o dia a dia do clube.

O jornalista André Rizek, apresentador do "Redação SporTV", também elogiou a estrutura do Corinthians e destacou que a realidade é recente no clube, que no passado via o São Paulo aparecer como a grande referência.

- Eu fazia a cobertura do Corinthians em 1994, quando comecei a trabalhar, e na época quem cobria o São Paulo ia lá sabendo que ia tratar de algo de primeiro mundo, do São Paulo do Telê Santana, tudo limpinho, nenhuma crise. O Corinthians treinava no Parque São Jorge, quase sempre com presença de torcida organizada, tinha um assessor de imprensa que não tinha as mãos e era meio surdo, tinha um pai de santo que dava entrevista no campo de treino e cultivava galinhas de angola atrás do campo para trabalhos espirituais. Olha como as coisas mudaram: olha para o São Paulo hoje e olha para o Corinthians - afirmou.

O Corinthians, com 76 pontos, pode confirmar o título na próxima rodada, dia 19, quando enfrenta o Vasco em São Januário. O São Paulo, quinto com 53, ainda busca uma vaga no G-4, missão que será do auxiliar Milton Cruz, que ficará no cargo até o final do Brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









8295 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade