2/11/2015 08:02
Opinião: duelo em BH reúne técnicos que mais evoluíram no Brasil
Tite, técnico do Corinthians, deixará o cargo no fim do ano e concedeu entrevista ao UOL Esporte. Reinaldo Canato/UOL
O duelo com cara de final entre Atlético-MG e Corinthians, neste domingo, em Belo Horizonte, marca o confronto entre os dois técnicos que mais evoluíram no futebol brasileiro nos últimos anos.
Tite e Levir Culpi destoam de colegas que pouco mudaram seu jeito de trabalhar com o passar do tempo. O corintiano em nada lembra aquele técnico que tinha fama de retranqueiro. Transformou o Corinthians numa equipe ofensiva até fora de casa e que não é só eficiente. Sabe jogar bonito.
Levir também é bem diferente do treinador que foi para o Japão em 2007. Aquele costumava fazer o arroz com feijão. Seus times normalmente mostravam primeiro preocupação em não perder para depois pensar em ganhar. Hoje, seu Atlético-MG é tão ambicioso quanto o Corinthians, jogue onde jogar. E Culpi mostra preocupação em mudar seus métodos até fora de campo, como quando resolveu dispensar jogadores do Galo de irem para a concentração.
Enquanto os dois evoluíram, outros medalhões desbotaram. Muricy Ramalho se limitava ao “muricybol” quando se afastou do São Paulo por problemas de saúde. Agora foi buscar inspiração visitando o Barcelona. Mano Menezes não abandonou seu estilo burocrático e ficou um bom tempo na fila do desemprego até ser resgatado pelo Cruzeiro. Mas talvez quem mais simbolize a diferença de Tite e Levir para os demais integrantes da velha guarda seja Vanderlei Luxemburgo. O técnico que já foi sinônimo de modernidade há tempos roda por aí sem apresentar nada de destaque e precisa de binóculo para enxergar seus colegas que lideram o Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Time alternativo do Corinthians tropeça antes da semi e expõe falhas ofensivas
- MERCADO DA BOLA: Corinthians monitora Michael e aguarda proposta justa da Roma por Yuri Alberto
- Fala, professor! Dorival lamenta campanha do Corinthians e destaca jovens antes da Copa do Brasil
2901 visitas - Fonte: Blog do Perrone
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas