14/10/2015 14:39

Entenda por que Malcom tem desempenho "apagado" no Corinthians em 2015

Entenda por que Malcom tem desempenho
Malcom não tem jogado à altura dos colegas no líder Corinthians: são 6 gols em 38 jogos em 2015

Malcom encantou torcedores corintianos no Brasileirão 2014, mas um ano mais experiente não tem conseguido repetir a dose. Pelo contrário: na equipe que lidera a Série A com pinta de favorita ao título, ele tem destoado pela irregularidade e má forma técnica.

A resposta pode estar na diferença entre as funções que exercia na equipe de Mano Menezes e as que precisa realizar no time de Tite. Atualmente, as obrigações defensivas como ponta esquerda são muito maiores.

Na avaliação de quem trabalhava com o treinador no ano passado, Malcom tinha funções de atacante. Na recomposição defensiva da equipe, Mano liberava o jovem de acompanhar o lateral adversário. Normalmente, quando a bola chegava a seus pés, já estava no campo ofensivo e em um cenário melhor para jogar com a canhota: da direita para o centro.

Na proposta de jogo defendida por Tite, o papel exercido por ele é diferente, semelhante ao de um meio-campista. O atual treinador exige de Malcom a total recomposição pelo lado esquerdo, o que normalmente acaba por afastá-lo do campo ofensivo.

Aos 18 anos, também há dúvidas sobre a capacidade física de Malcom em estar apto a realizar ambos os papéis. Na comissão técnica corintiana, há quem defenda que o atacante não esteja totalmente pronto - não só fisicamente, mas por ainda ser um jogador em idade de formação - e que é preciso paciência

Internamente, os mais críticos ao modelo de jogo de Tite também citam que a exigência física sobre os jogadores que atuam abertos é uma característica de suas equipes. Lembram, por exemplo, que Jorge Henrique era criticado pela deficiência ofensiva e que Emerson Sheik recebia cobranças pela negligência no trabalho sem bola. Questões que Tite, já naquele tempo, conseguiu equacionar para alcançar grandes conquistas, o que tenta repetir com Malcom em 2015.

De seu estafe, o jovem atacante tem ouvido cobranças para que arrisque mais em campo, finalize melhor e marque mais gols. Nas conversas, costuma manifestar que tem recebido elogios do chefe por conta do trabalho tático e pela aplicação. Mas, vale lembrar, Malcom chegou a perder a posição para Rildo, que se machucou aos 3 minutos da partida diante do Joinville, há cerca de um mês.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3330 visitas - Fonte: Uol

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade