13/10/2015 10:05

Há 38 anos, Corinthians acabava com todos os azares e longo jejum de títulos

Basílio foi o Pé de Anjo que deu a vitória sobre a Ponte Preta e o histórico título paulista de 1977 no dia 13 de outubro

Há 38 anos, Corinthians acabava com todos os azares e longo jejum de títulos
O fim de todos os azares. Assim a manchete do jornal Folha de S.Paulo definiu uma das vitórias mais marcantes dos 105 anos de história do Sport Club Corinthians Paulista. No dia 13 de outubro de 1977, acabou um sofrimento que durou quase 23 anos e teimou a sumir. O Timão era, enfim, campeão.

Foi no Campeonato Paulista. O adversário era a Ponte Preta, apontada na época como um dos melhores times do Brasil. O começo da final, disputada em melhor de quatro pontos -- a vitória valia dois --, foi promissor, com o Corinthians ganhando por 1 a 0. Mais um triunfo no segundo duelo acabava com o jejum e angústia da Fiel. Mas se nada foi fácil para o Alvinegro do Parque São Jorge, a quebra do tabu também não o seria.

A Ponte Preta levou a melhor na segunda partida, ganhando de 2 a 1 de virada, no dia em que o Corinthians teve o maior público da história do clube, do Paulistão e do Morumbi: 146.072 pessoas. A decisão foi adiada para o terceiro confronto.

De novo, Morumbi. Noite de quinta-feira em São Paulo. Não havia mais para onde correr. Tinha de ser naquela noite. O canto da Fiel ainda não existia na época, mas naquela noite, o Corinthians tinha de ganhar.

E como sofrimento pouco é bobagem, o título tão esperado veio na base da raça. O placar de 0 a 0 se arrastou por um longo tempo, até os 35 minutos do segundo tempo. O Timão jogava com um a mais -- o centroavante Rui Rei, carrasco do segundo duelo, havia sido expulso. O empate forçaria uma prorrogação, em que o Coringão teria a vantagem de uma nova igualdade. Que não foi necessária.

Quem estava no Morumbi naquela noite, quem viu pela TV ou quem só acompanhou tempos depois sabem de cor o lance. Falta pelo lado direito. Zé Maria cobra na área. Basílio desvia de cabeça, e Vaguinho chuta no travessão. No rebote, Wladimir cabeceia. A bola bate no zagueiro adversário, mas dá rebote. Aí surge o Pé de Anjo. Basílio aparece para estufar as redes e acabar com todos os azares que insistiam em rondar o Corinthians.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2946 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade