Se dentro de campo o foco do Corinthians está rodada a rodada na reta final do Campeonato Brasileiro, o mesmo não pode ser dito sobre o departamento de marketing do clube. Fora das quatro linhas, o Timão já se movimenta de olho na próxima temporada. Conforme mostrado pelo LANCE! nesse domingo, a atual gestão espera fechar o ano com déficit. E para alcançar um “cenário azul” em 2016, dirigentes já sentam à mesa para discutir renovações e possíveis novidades acerca dos patrocínios estampados no uniforme da equipe.
Atualmente, as empresas Caixa Econômica Federal, Tim e 99Taxis têm suas marcas estampadas na camisa. No calção, aparece o logo da Special Dog (veja detalhes ao lado). Nos últimos dias, Marcelo Passos, diretor de marketing do clube, iniciou conversas com tais empresas pensando na possibilidade de renovar os vínculos e tentar torná-los mais vantajosos aos cofres do Corinthians.
– O que fazemos agora é estar num momento de começar a conversar com todo mundo. Estamos numa época do ano que todas as empresas estudam seus planejamentos para o ano que vem. Se pretendemos fazer parte, precisamos iniciar as conversas por agora para conseguir sucesso na renovação ou na chegada de novos (patrocínios) – falou Passos em conversa com o LANCE!.
Apesar de não querer ficar para trás nas negociações, o Corinthians entende ser vantajoso aguardar algumas semanas para bater o martelo sobre patrocínios. Isso porque a garantia da vaga à Libertadores de 2016, bem como a confirmação do título brasileiro, podem ser usados pelo departamento de marketing do clube para aumentar as pedidas. A confirmação da equipe na próxima edição da Florida Cup, em janeiro, nos Estados Unidos, já é tida como um trunfo nesse sentido.
Vale lembrar que o Corinthians planejava lucrar mais de R$ 40 milhões em 2015 com patrocínios do uniforme. Tal quantia, no entanto, ficou em torno de R$ 37,5 milhões. Uma das “culpadas” pela diferença é a ausência de logomarca nas mangas. No início do ano, o clube pediu R$ 9 milhões pelo espaço, mas não conseguiu vendê-lo a ninguém.
PATROCÍNIOS DO UNIFORME EM 2015
Caixa Econômica Federal
Banco estatal estampa sua logo no peito da camisa desde dezembro de 2012, quando a equipe disputou o Mundial de Clubes no Japão. Desde então, paga R$ 30 milhões por temporada. Atual vínculo vence no fim desta temporada.
Tim
Na parte de trás da camisa, a operadora estampa sua marca desde 2010. Contrato se encerra em janeiro de 2016 e rende R$ 2,5 milhões anuais.
99Taxis
Empresa de táxis fechou, em maio, contrato até dezembro por R$ 3,5 para estampar sua logo no ombro do uniforme.
Special Dog
Em junho, fechou com o Timão até dezembro por R$ 1,5 milhão. Estampa fica no calção. Empresa de alimento para cães e gatos tem prioridade para renovar por seis meses.