1/9/2015 20:03

105 momentos marcantes do #Timão105: a nossa Fiel Torcida

Em 105 anos de história, nunca existiu patrimônio mais importante para o Corinthians do que a torcida alvinegra

105 momentos marcantes do #Timão105: a nossa Fiel Torcida
O Sport Club Corinthians Paulista completa 105 anos de história nesta terça-feira (01). Desde o dia 1º de setembro de 1910, o clube alvinegro arrasta multidões, provoca emoções e faz a festa de 30 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e mundo afora.

Para comemorar essa data, o site oficial do Corinthians selecionou 105 momentos marcantes da história alvinegra, separados em cinco tópicos: gols, jogos, jogadores, títulos e a Fiel.

Neste texto, confira alguns fatos da Fiel que ficaram marcados para sempre na memória dos corinthianos.

Fundação

Às 20h30 do dia 1º de setembro, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. Com mais oito rapazes, foi formada a reunião dos primeiros integrantes e sócio-fundadores do Timão, que teve seu nome inspirado na equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club, que fazia excursão pelo Brasil. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que, já no primeiro momento, afirmou: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".

O maior patrimônio

Passam jogadores, dirigentes, estádios, jogos, gols, campeonatos. Em 105 anos de história, nunca existiu patrimônio mais importante para o Corinthians do que a torcida alvinegra.

Nós somos um só!

A frase é do jornalista José Roberto Aquino: "Todo time tem uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time".

30 milhões espalhados pelo Brasil

Na última pesquisa LANCE!-Ibope sobre as torcidas do Brasil, o Corinthians ficou com 13,6% de participação no país, com 27,3 milhões, atrás apenas do Flamengo, mas cada vez mais próximo do posto mais alto do ranking.

Por que Fiel?

A torcida do Corinthians ganhou o apelido de Fiel entre os anos 40 e 50, devido ao crescimento de torcedores em um período de nove anos sem títulos.

O povo que cresce nas adversidades

Foram quase 23 anos sem títulos, no período de 1954 a 1977. Quem fosse escolher um time apenas por glórias, nunca teria optado por uma equipe sem conquistas naqueles anos. Mas a torcida do Corinthians foi a que mais cresceu nessa época. Como explicar? É inexplicável. Só mesmo sendo corinthiano para saber.

A primeira Invasão Corinthiana

Conhecida como “o maior deslocamento humano em tempos de paz”, a Invasão Corinthiana ao Maracanã na semifinal do Campeonato Brasileiro 1976 ficou registrada para sempre na história do futebol brasileiro. A Fiel dividiu o estádio carioca com a torcida do Fluminense: 70 mil corinthianos foram ao Rio de Janeiro apoiar o Timão, que empatou no tempo normal e venceu nos pênaltis.

Recorde de público do Morumbi

O Morumbi nunca foi casa oficial do Corinthians, mas o recorde de público do estádio é da Fiel: 146.072 pessoas no segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista de 1977 contra a Ponte Preta.

A comemoração de 1977

Tanta espera foi recompensada no dia 13 de outubro de 1977. O Corinthians finalmente voltava a ser campeão, e a Fiel comemorou dentro de campo, perto dos jogadores, rendendo imagens inesquecíveis de corinthianos que pagaram promessa no gramado do Morumbi.

Invasão Corinthiana, parte II

Não foram os 70 mil de 1977, mas um significativo número de 30 mil corinthianos viajaram até o Rio de Janeiro para acompanhar o Corinthians em um jogo histórico no dia 14 de janeiro de 2000: a final do Mundial de Clubes da FIFA contra o Vasco. O Maracanã foi invadido novamente, e o Timão retribuiu o apoio com o primeiro título mundial da história do clube. Ficou para sempre a imagem do então técnico alvinegro, Oswaldo de Oliveira, apontando para a Fiel e fazendo um movimento de abraço, como se quisesse abraçar todos aqueles que ajudaram o elenco a chegar àquela conquista histórica.

Todo Poderoso Timão!

Assim é o Corinthians: o que vem da torcida vai para dentro do campo e vira lema alvinegro. Foi na final do Mundial de Clubes da FIFA que nasceu um canto que se transformou em um eterno apelido: ô, ôôôôô, ô, Todo Poderoso Timão!

Eu nunca vou te abandonar!

Quem é Fiel está junto nos bons e nos maus momentos. Quando o Corinthians sofreu com o pior ano da história em 2007, a torcida nunca abandonou o time, mesmo quando tudo parecia perdido. “Eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo. Eu sou Corinthians!”, ela sempre cantou.

Sempre ao lado

A Fiel é conhecida por uma característica: apoio incondicional do primeiro ao 90º minuto. Mesmo que a adversidade seja enorme, a torcida estará lá para cantar e apoiar.

Fiel Torcedor

A partir de 2008, o Corinthians modernizou o sistema de venda de ingressos criando o Fiel Torcedor. Com o programa, o torcedor pode comprar entradas para os jogos do Timão sem filas, pela internet e com desconto. Associando-se, ajuda o clube a crescer ainda mais. A medida se tornou um sucesso, ao ponto de alguns jogos terem lugares esgotados apenas com associados, como na reta final da Libertadores 2012.

Festa do centenário

Quando o Corinthians completou 100 anos, a festa tinha de ser realizada com o seu maior patrimônio: o torcedor. Uma festa realizada no Vale do Anhangabaú na madrugada do dia 1º de setembro de 2010. Esperavam-se 50 mil pessoas. Foram quase 150 mil. Mais um show da Fiel.

Invasão Corinthiana III - fenômeno mundial

Mais de 18 mil km separam o Brasil do Japão. Mas nada afasta a Fiel do Corinthians. O Timão foi até ao outro lado do mundo e levou junto o maior patrimônio que possui. Foram cerca de 40 mil corinthianos na Terra do Sol Nascente, que deixaram o mundo do futebol impressionado.

Maior torcida das redes sociais

No Brasil, a Fiel é maioria no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Vine. A torcida mais engajada do país.

O bando de loucos

Não bastasse ser Fiel, a torcida do Corinthians transformou os estádios por onde passa em um hospício, graças ao canto criado em 2007, no jogo contra o Pirambu pela Copa do Brasil: “Aqui tem um bando de louco... Louco por ti, Corinthians!”.

Os cantos

“A semana inteira, fiquei te esperando, pra te ver Corinthians, pra te ver jogando”

“Não para, não para, não para, vai pra cima, Timão!”

A nossa casa

Desde que a nova casa do Timão foi inaugurada, a Fiel marcou presença. O estádio sempre teve média de público pagante superior a 30 mil pessoas por jogo. O recorde foi batido recentemente no jogo contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro 2015: 41.014 pagantes.

Melhor média de público de 2015

Ninguém vai mais ao estádio do que a Fiel. Nesta temporada, a média de público pagante do Corinthians é de 31.242 por jogo, a maior entre todos os clubes brasileiros.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









8121 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade