5/6/2015 11:06

Há 18 anos, o Corinthians conquistava 22º Campeonato Paulista

O Timão enfrentou o São Paulo no último jogo pelo quadrangular final e conquistou o título no Morumbi

Há 18 anos, o Corinthians conquistava 22º Campeonato Paulista
O início da temporada de 1997 empolgou a Fiel. Após o anúncio do patrocínio do Banco Excel Econômico, uma série de contratações foi feita. Jogadores como Túlio, Donizete, André Luís, Antônio Carlos e Fábio Augusto reforçaram o elenco do Corinthians, que havia feito uma campanha ruim e terminado o Campeonato Brasileiro de 1996 na 12ª colocação.

Com o elenco renovado e reforçado, o Timão brilhou em uma das primeiras disputas de 1997: o Campeonato Paulista. Divididos em duas chaves, os 16 times envolvidos no torneio disputaram 23 rodadas na primeira fase. Os dois melhores de cada lado avançariam para o quadrangular final. O Corinthians ficou no Grupo 2, ao lado de São Paulo, União São João, Inter de Limeira, Rio Branco Araçatuba, Portuguesa Santista e Mogi Mirim.

Na estreia, disputada no dia 09 de fevereiro, o Corinthians bateu a Inter de Limeira, fora de casa, por 2 a 0. Os gols corinthianos foram marcados por Mirandinha e Túlio. Ainda na primeira fase, o Timão mostrou do que seria capaz naquela edição do Paulistão. Entre outras boas apresentações, goleou o São José por 6 a 2, o Guarani por 8 a 2, o América por 5 a 0 e o Palmeiras por 5 a 2. Com os excelentes resultados, o Alvinegro passou em primeiro do grupo com 45 pontos (13 vitórias, seis empates, quatro derrotas, 51 gols pró e 28 contra), cinco a mais do que o vice-líder São Paulo. Na outra chave, Palmeiras e Santos avançaram.

Na estreia do quadrangular, no dia 24 de maio, Corinthians e Santos disputaram uma partida emocionante em uma chuvosa noite no Morumbi. Com gols de Marcelinho, Mirandinha, Souza e Gilmar, o Timão venceu por 4 a 3. Na semana seguinte, no mesmo estádio, o Alvinegro enfrentou o Palmeiras pela segunda rodada da fase decisiva. O jogo foi mais tranquilo para a equipe corinthiana comandada pelo técnico Nelsinho Batista: 2 a 0, com tentos de Henrique e Mirandinha.

A última partida do Corinthians no quandrangular se tornou uma grande final. O São Paulo também havia vencido as suas duas partidas e, se ganhasse do Timão, ficaria com o título. Pela melhor campanha na primeira fase, o Alvinegro entrou no gramado do Morumbi, na noite de 05 de junho, com a vantagem do empate.

Com a necessidade de vencer para ficar com o troféu, o São Paulo começou a partida pressionando o Corinthians. No entanto, o goleiro Ronaldo, um dos grandes destaques corinthianos daquela noite, estava inspirado e fez uma excelente defesa na primeira chance criada no jogo.

O segundo lance de perigo foi do Corinthians. O lateral direito Fábio Augusto antecipou passe da zaga são paulina, avançou na grande área, deixou um zagueiro no chão após lindo corte e chutou para fora, tirando tinta da trave.

Antes do fim da primeira etapa, o Corinthians chegou novamente com perigo. E, desta vez, foi letal. Aos 43 minutos, o lateral esquerdo André Luís tabelou com o meia Souza, invadiu a área e cruzou rasteiro. Na pequena área, a bola bateu nos pés de Rogério Ceni e entrou no gol. Timão 1 a 0.

A tranquilidade do placar favorável, entretanto, terminou logo no começo do segundo tempo. Com Fábio Aurélio, o São Paulo empatou. Sem se abater com o gol, o Corinthians passou a ir pra cima do adversário e criou inúmeras chances de gol com Marcelinho, Souza e Mirandinha.

Antes do apito final, entretanto, o torcedor corinthiano ainda teria mais um lance de sofrimento. França, atacante do São Paulo, recebeu lançamento na ponta esquerda, driblou o zagueiro alvinegro e bateu cruzado. Ronaldo, em mais um lance brilhante, se esticou e conseguiu fazer uma defesa muito difícil. Depois desta tentativa são paulina, não houve mais nenhuma chance clara de gol.

Com o placar de 1 a 1, o Corinthians garantiu o 22º título do Campeonato Paulista e passou a liderar o ranking de vencedores do torneio, desempatando uma disputa com o Palmeiras. Desde então, nenhum time conseguiu mais alcançar o Timão, que hoje soma 27 taças do Paulistão.

Você encontra essa e mais informações sobre o Corinthians no aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS pela Apple Store e Android, pela Google Play e Samsung Galaxy Apps.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS: Ronaldo; Fábio Augusto, Antônio Carlos, Henrique e André; Romeu, Gilmar, Souza e Marcelinho Carioca; Mirandinha e Donizete Téc.: Nelsinho Batista.

SÃO PAULO: Rogério; Cláudio, Rogério Pinheiro, Bordon e Serginho; Axel, Belletti (Edmílson), Luiz Carlos (Válber) e Fábio Aurélio; Dodô e Aristizabal (França) Téc.: Dario Pereyra

Local: Estádio do Morumbi - São Paulo (SP)

Data: 05/06/1997

Árbitro: Sandor Puhl (Hungria)

Público: 60.000

Renda: R$ 601.200,00

Gols: André Luís (43 – 1°) e Fábio Aurélio (2 – 2°)


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3207 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade