3/6/2015 08:00

Há 15 anos, São Paulo eliminava o Corinthians de um mata-mata pela última vez

Volante Wagner, pelo lado são paulino, e o, hoje, gerente de futebol do Corinthians, Edu

Há 15 anos, São Paulo eliminava o Corinthians de um mata-mata pela última vez
Há exatos 15 anos, o torcedor são paulino teve, pela última vez, a alegria de comemorar uma vitória sobre o rival Corinthians em disputas de mata-mata. No dia 3 de junho de 2000, o tricolor eliminou o alvinegro nas semifinais do Campeonato Paulista, vencendo o 2º jogo da disputa por 2 a 0.


Rogério Ceni, Belletti (Souza), Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Axel, Vagner, Raí (Fabiano) e Marcelinho Paraíba; Evair (Sandro Hiroshi) e Edu, autor dos dois gols. Este foi o time que bateu o rival bicampeão brasileiro, no Morumbi e desencadeou uma crise no Corinthians, que três dias depois acabou eliminado da Libertadores pelo Palmeiras, no famosos "dia de São Marcos".

Após ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, a equipe comandada por Levir Culpi triunfou novamente, e depois sagrou-se campeã paulista na final contra o Santos, fazendo 1 a 0 e 2 a 2 para levantar o título.

Desde então, as chances de mata-mata entre os rivais diminuiu com a Serie A se tornando por pontos corridos, e até o Estadual experimentando a fórmula e algumas temporadas. Mesmo assim, os dois se encontraram seis vezes, todas com triunfo do time do Parque São Jorge.

Em 2002, o Majestoso aconteceu simultaneamente por duas competições. A semifinal da Copa do Brasil e a decisão do Rio São-Paulo renderam quatro jogos seguidos, e de muita rivalidade. Primeiro, ocorreu o embate pelo torneio nacional. E os corinthianos levaram a melhor com uma vitória por 2 a 0 e uma derrota por 2 a 1 na volta.

A final da competição regional aconteceu depois, e foi mais quente. No primeiro encontro, no Morumbi, o alvinegro fez 3 a 2 de virada, com um golaço do, na época, garoto Gil dando um drible da vaca no zagueiro Emerson. Na volta, tricolor vencia por 1 a 0, mas perdia o título nos cartões amarelos, até que o lateral Rogério empatou de falta e encerrou a polêmica.


São Paulo foi campeão paulista diante do Santos

Polêmica que também cercou a decisão do Paulista 2003. Com interpretações distintas do confuso regulamento, os rivais brigavam pela vantagem dos "resultados iguais" na final. Novamente a discussão extracampo não foi necessária e a equipe que tinha Liédson, Vampeta, Jorge Wagner e cia. foi campeã vencendo as duas partidas por 3 a 2.

Seis anos depois, quando o Estadual já havia provado e deixado de lado a horrorosa fórmula de pontos corridos num só turno, os dois times fizeram a semifinal do torneio em 2009. Sob a tutela de Ronaldo, Elias e Cristian marcaram os gols da vitória no Pacaembu no primeiro jogo, no famoso episódio do "dedo do meio". Depois, o próprio Fenômeno decretou o triunfo por 2 a 0 no Morumbi, com uma arrancada incrível.

Em 2013, Corinthians e São Paulo se encontraram novamente duas vezes em mata-mata. No Paulista, em jogo único, o alvinegro levou a melhor nos pênaltis, com a última cobrança de Alexandre Pato sendo batida duas vezes, por causa da adiantada de Rogério Ceni.

No segundo semestre, o Majestoso decidiu a Recopa Sul-Americana. Detentores do título da Libertadores 2012, os corinthianos foram melhores nas duas partidas contra os campeões da Copa Sul-americana, fazendo 2 a 1 no Morumbi e e 2 a 0 no Pacaembu.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3876 visitas - Fonte: ESPN !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade