4/3/2015 07:35

Por superstição, bar do San Lorenzo também fecha as portas nesta quarta

Café Bar San Lorenzo é local tradicional para fanáticos do El Ciclón. Mesmo com Nuevo Gasómetro vazio após punição, não abrirá na hora de duelo contra o Corinthians

Por superstição, bar do San Lorenzo também fecha as portas nesta quarta
Café Bar San Lorenzo é referência do clube em Buenos Aires


O Nuevo Gasómetro, palco do duelo desta quarta-feira, às 22h, entre San Lorenzo (ARG) e Corinthians, pelo Grupo 2 da Copa Libertadores, não será o único que estará com as portas fechadas. O histórico Café Bar San Lorenzo, localizado no bairro Boedo, reduto da torcida do El Ciclón em Buenos Aires, também não abrirá durante a partida.

Mas, diferentemente do estádio, que foi suspenso pela Conmebol, o famoso estabelecimento fundado em 1910 não abrirá por um motivo, talvez, tão relevante quanto: para não dar azar.

Mesmo com a possibilidade de lucrar um bom dinheiro, já que os torcedores cuervos estarão à procura de um lugar para acompanhar a partida e, provavelmente, poderiam comparecer em grande número, o proprietário Diego Facian, que religiosamente vê os confrontos na Argentina das arquibancadas, prefere apelar para a boa e velha superstição.

Até porque, sempre que abriu o local em dias de jogos, o time do coração tropeçou.

Mas nem sempre foi assim. O bar que leva o nome do clube que é o atual campeão do maior torneio sul-americano já foi ponto de encontro de ex-jogadores e de reuniões de dirigentes e conselheiros. De 1916 a 1980, o local foi usado como uma espécie de 'vestiário alternativo' dos atletas, fosse para um café antes de a bola rolar ou para uma cerveja para comemorar um triunfo.

Situado na esquina da Rua Avelino Díaz com a Avenida La Plata, ele fica em frente ao antigo El Gasómetro, a primeira casa do San Lorenzo (ARG), que foi demolida em 1981 por causa da ditatura para, anos depois, dar lugar a um hipermercado.

- Já tentaram comprar o bar várias vezes, mas não saio daqui por nada. A minha paixão é atender a torcida do San Lorenzo. Isso aqui não tem preço, isso aqui faz parte da nossa história - declarou Diego Facian, ao LANCE!.

Com o Nuevo Gasómetro erguido em 1993 no bairro Flores, cuja distância para o antigo estádio é de aproximadamente 6km, o Café Bar San Lorenzo viu o movimento diminuir, mas nem de longe deixou para trás a tradição.

Repleto de fotos, flâmulas, camisas, troféus e tantos outros artigos do El Ciclón, o lugar, que já passou pelas mãos de Ramon e Eduardo Facian, avô e pai de Diego, respectivamente, ainda recebe a "hinchada" (torcida) para debates. Mais do que isso, ele ajuda a manter a história cuerva. Nos últimos anos, os jogadores, sempre que podem, têm levado os filhos para conhecer o estabelecimento e sentir de perto o que é torcer para o clube.

De pé a mais de 100 anos, o famoso bar fechará as portas pouco antes de o árbitro apitar o início da partida de logo mais, mas, por outro lado, abrirá ainda mais cedo na quinta-feira para ser cenário de discussões sobre o jogo da noite interior. Resta saber qual será o principal tema do bate-papo: vitória do San Lorenzo (ARG), vitória do Corinthians ou empate?


Torcedor fanático Diego Fancian é o proprietário do Café Bar San Lorenzo


BATE-BOLA: Diego Facian, proprietário do Café Bar San
Lorenzo

Vocês recebem e tratam os torcedores dos outros times normalmente?

É tudo normal, normal... Mas quem vem aqui não pode falar que não torce para o San Lorenzo (risos). É um bar de futebol, mas é do San Lorenzo.

Por que o bar não abre em dia de jogos do San Lorenzo?
Vou em todas as partidas do time, viajo quase sempre com o San Lorenzo, seja dentro ou fora da Argentina. Quem me conhece e conhece o bar sabe que ele não abre nos dias de jogos, sabe que eu estarei no estádio. E também não abro para não dar azar (risos).

Qual a expectativa para o jogo contra o Corinthians?

Será um jogo muito difícil, o Corinthians tem um grande time, é o favorito. E, para piorar, a nossa torcida não poderá apoiar dentro do estádio. Acredito que, se a torcida fosse ao Nuevo Gasómetro, nossas chances aumentariam bastante.

Acredita que o San Lorenzo passará da fase de grupos da Libertadores?

O nosso grupo está muito parelho, mas acredito que o Corinthians ficará em primeiro, enquanto San Lorenzo e São Paulo disputarão a segunda colocação.

Romagnoli é um velho algoz do Corinthians. Ele ainda é o principal jogador do time?

Romagnoli é o símbolo do San Lorenzo, é o maior ídolo do clube. Ele já sofreu três graves lesões e, ainda assim, é o jogador com mais títulos com a camisa do San Lorenzo.
Ele nasceu aqui dentro e segue como nosso melhor jogador.

O Bar Café San Lorenzo tem alguma ligação política com o clube?

Sou apenas torcedor e sócio, mas não procuro me envolver nas questões políticas do San Lorenzo.

Não quero ser dirigente, quero apenas torcer e seguir cuidando do bar.

O clube, vale ressaltar, nunca nos ajudou financeiramente, nunca pedimos nada, até porque não queremos nos comprometer politicamente com o clube.

SAN LORENZO: SONHO COM VOLTA PARA CASA

Depois de mais de 30 anos longe do bairro Boedo, o San Lorenzo (ARG) está muito de perto de voltar para casa.

Com a aprovação da Lei de Restituição Histórica. o clube está acertando os últimos detalhes para recuperar o terreno do antigo El Gasómetro, onde hoje existe um hipermercado.

Os dirigentes cuervos já depositaram o valor simbólico de 30 milhões de pesos (cerca de R$ 10 milhões) para o atual proprietário do local e, agora, esperam a sinalização positiva do Governo para dar sequências nas negociações.

- A melhor decisão que o San Lorenzo pode tomar é levar o estádio de volta para Boedo. Mais do que um novo estádio, queremos ter uma arena, onde vamos organizar shows e grandes eventos.

Mas vale ressaltar que só vamos deixar de lado o Nuevo Gasómetro quando a escritura de compra do antigo terreno estiver assinada - declarou recentemente Matías Lammens, presidente do El Ciclón.

O El Gasómetro foi utilizado pela última vez pelo El Ciclón em 1979 e vendido logo em seguida pelo clube sob coação da ditadura.

O estádio foi demolido para que se colocasse em prática um novo plano urbano, com duas ruas cruzando o terreno, mas o projeto nunca saiu do papel. Em 1983, a área foi comprada pelo Carrefour, o que gerou enorme revolta dos torcedores.

Sem uma casa própria, o San Lorenzo (ARG) perambulou por estádios modestos e alugados na Argentina até 1993, quando conseguiu erguer o Nuevo Gasómetro, localizado no bairro Flores. Apesar disso, a tradição cuerva nunca deixou Boedo, que até hoje segue como principal reduto da torcida.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









4491 visitas - Fonte: LanceNet !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade