26/12/2014 07:51

Clubes do Brasil e Europa usam Natal para promover ações de marketing

Com gorro vermelho, atletas do Corinthians desejam Feliz Natal à torcida por meio de vídeo na Internet

Clubes do Brasil e Europa usam Natal para promover ações de marketing
Em meio às comemorações de fim de ano, diversos clubes aproveitaram a comemoração do Natal para expandirem suas ações de marketing. Tanto no Brasil quanto na Europa, as equipes se utilizaram da Internet para, por meio de vídeos e fotos, fazerem votos de um bom ano aos torcedores e divulgarem ainda mais a imagem do clube que defendem.

No Brasil, os rivais paulistas Corinthians e São Paulo recorreram a uma estratégia semelhante para desejar Feliz Natal aos seus. Assim como o Tricolor, o Timão fez um vídeo reunindo alguns dos principais atletas para transmitir uma mensagem de final de ano à torcida. Malcom, Gil, Cássio, Renato Augusto e Fábio Santos foram alguns dos que vestiram o gorro vermelho para participar da filmagem.

O São Paulo, por sua vez, foi mais além do que os votos de Feliz Natal. Após mensagens de Alexandre Pato, Alan Kardec, Edson Silva e Álvaro Pereira, coube ao capitão Rogério Ceni – que resolveu postergar a aposentadoria por mais um ano – propagandear o programa de sócio torcedor do São Paulo, que já acumula mais de 37 mil signatários.

Por vezes inovador em suas ações, o Santos se diferenciou dos demais ao colocar os atletas em frente à câmera de forma mais descontraída, com todos cantando uma clássica canção natalina em meio a risadas e brincadeiras. Ação semelhante a do alvinegro santista foi a do inglês Chelsea, que reuniu o brasileiro Oscar, o belga Hazard e o sérvio Ivanovic para cantar outra melodia clássica do período natalino.

O Palmeiras, clube que conseguiu alavancar consideravelmente o programa de sócio torcedor mediante a ausência de um patrocínio máster, estampando o logotipo do Avanti em todos os uniformes, preferiu divulgar apenas um cartão com bons votos aos torcedores. Apesar de o Verdão ser o clube brasileiro com mais inscritos no canal do Youtube, com cerca de 280 mil seguidores, o departamento de marketing alviverde não investiu na produção de um vídeo sequer

No exterior, além do Chelsea, o Barcelona também publicou um vídeo com os principais jogadores do time fazendo malabarismos com a bola e desejando Feliz Natal aos torcedores.

Neymar, Messi, Suárez e o jovem Munir El Haddadi, tido como promessa da base azul-grená, participaram da filmagem. Fugindo do padrão, a Juventus publicou um curta metragem, em formato de animação, em que o Papai Noel participa de um jogo ao lado de atletas como Pirlo, Pogba e Buffon.




O Manchester United foi uma das poucas equipes no exterior que deixou de lado as mensagens virtuais para investir em uma ação mais efetiva. Representados pelos atacantes Van Persie, Rooney e Falcao Garcia, os diabos vermelhos distribuíram presentes e deram autógrafos a crianças de uma instituição de caridade da Inglaterra.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3393 visitas - Fonte: GazetaEsportiva.Net

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade