3/10/2014 20:00

OFF: Larrionda explica jogadas de bola na mão e fala em azar nos lances

Instrutor de arbitragem da Fifa acredita que braço, quando não colado ao corpo, pode ser considerado ação deliberada. Veja jogadas em que o ex-árbitro analisou

OFF: Larrionda explica jogadas de bola  na mão e fala em azar nos lances
Jorge Larrionda explica conceito de bola na mão e mão na bola em reunião na CBF (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

A reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha um objetivo: elucidar a questão mão na bola e bola na mão. Mais que isso: era preciso deixar claro quando é indicado marcar a infração. Na explanação que durou duas horas, o instrutor da Fifa Jorge Larrionda separou 26 vídeos (veja 15 deles abaixo). A maioria mostrava lances da Copa do Mundo. Foram utilizados ainda exemplos do Mundial de Clubes e Copa das Confederações do ano passado e da final da Taça Libertadores deste ano.

O encontro reuniu a cúpula da comissão de arbitragem da CBF, instrutores, representantes das 20 equipes da Série A e árbitros e ex-árbitros. Não foi o primeiro encontro de Larrionda com juízes brasileiros. Entre 25 de agosto e 2 de setembro houve um curso ministrado pelo instrutor em Teresópolis, no centro de treinamento da entidade nacional.

Desta vez, porém, o ex-árbitro uruguaio tinha cada gesto acompanhado pela imprensa. Procurou interagir muito com a plateia, questionou os árbitros, jogadores. Explicou como proceder. Afinal, há formas diferentes de interpretar conceitos subjetivos.

A regra considera infração quando o atleta "tocar na bola com as mãos intencionalmente (exceto goleiro dentro da sua própria área penal)" Existem algumas diretrizes. E nelas o árbitro precisa considerar o movimento da mão em direção à bola; a distância entre o adversário e a bola; se a posição da mão pressupõe necessariamente uma infração. Ou seja, as interpretações podem diferir.

O uruguaio falou muito em azar, ou “mala suerte” em espanhol. Por vezes questionou: de quem é o azar? Referia-se a azar de quem tentou cruzar e foi interceptado ou de quem bloqueou uma ação ofensiva do adversário. Disse que ampliar o espaço do corpo abrindo os braços, desgrudando-os do corpo, pode ser considerada ação deliberada. Falou muito em ação antinatural.

- A regra não mudou, é claro, mas não mudou o fato de que os árbitros seguem tendo problemas. Por isso tentamos dar a eles parâmetros objetivos para resolver estas situações.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3633 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade