30/9/2014 08:18

Mário Gobbi vê excelência em Mano e se defende: 'Não sou aventureiro'

Com lista dos títulos sob sua gestão, presidente do Corinthians 'assume a bronca', concede entrevista 'surpresa' no CT do Timão e sai em defesa do treinador alvinegro

Mário Gobbi vê excelência em Mano e se defende: 'Não sou aventureiro'
Após a inédita atitude dos jogadores do Corinthians de se reunirem em um trio para defender o trabalho do técnico Mano Menezes, o presidente do clube, Mário Gobbi Filho, concedeu inesperada entrevista no CT Joaquim Grava, na tarde desta segunda-feira, para se defender das críticas que vem sofrendo de parte da torcida alvinegra. A saída do treinador, depois de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, foi descartada pelo mandatário máximo do Timão, "marinheiro de muitas viagens".

– Não há problema (atualmente no Corinthians). Quero tranquilizar a torcida do Corinthians e dizer que aqui se trabalha muito sério, o ambiente é o melhor, o grupo é excelente, a comissão técnica também. Estamos trabalhando juntos com ele (Mano Menezes).

Temos de aprimorar e melhorar. Os elementos que temos aqui nos bastam. Nós confiamos em todos eles e todos são competentes à altura do Corinthians. Vamos seguir com o trabalho e creio que tenho muita esperança, confiança e certeza que no final do ano teremos um final feliz – discursou o presidente.

– Quem está falando aqui não é um aventureiro, um marinheiro de primeira viagem. Fui três anos diretor de futebol e três anos sou presidente do Corinthians.

Nesses três anos eu participei e fui vice-campeão da Copa do Brasil de 2008, peguei o time na Série B, fui campeão da Série B com 22 pontos de vantagem para o segundo, também tem Campeonato Paulista invicto de 2009, campeão da Copa do Brasil de 2009, campeão invicto da Libertadores, do Mundial e da Recopa. Você acha que se eu tivesse percebido algum problema aqui, eu não teria detectado? – acrescentou o mandatário, com auxílio de uma lista das conquistas impressa em uma folha de papel.

Os protestos – virtuais e presenciais – de torcedores do Corinthians contra a permanência de Mano Menezes foram minimizados por Mário Gobbi. O presidente usou o hoje segundo colocado do Brasileirão, Internacional, como exemplo. Vale lembrar que o Timão, então "na caça" ao líder Cruzeiro, hoje ocupa a sétima posição na classificação, a 13 pontos da Raposa.

– Há duas semanas a torcida do Inter pediu a saída do Abel Braga. Foram ao aeroporto e tudo o que vocês sabem que ocorre no futebol. E a diretoria do Inter acertadamente manteve o Abel e hoje o Inter é o segundo colocado do campeonato. Então o time oscila porque está sendo montado. Há quanto tempo o time do Cruzeiro está junto? Há dois anos e meio – argumentou o mandatário.

Questionado se ainda há esperanças de ultrapassar o Cruzeiro e conquistar, na atual temporada, o hexacampeonato brasileiro, Mário Gobbi não demonstrou dúvidas.

A possibilidade de o título não vir, no entanto, "obriga" o Corinthians, na opinião do presidente, a assegurar ao menos uma vaga na Libertadores do ano que vem.

– Queremos ser campeões. Há 14 rodadas pela frente, enquanto a matemática permitir vamos buscar o titulo até o fim. Caso nao dê, a vaga na Libertadores é o compromisso mínimo nosso que eu tenho no clube de recolocar o Corinthians na Libertadores. Isso é um trabalho nosso – afirmou o presidente do Timão.

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE MÁRIO GOBBI NO CT JOAQUIM GRAVA

Acha correto manter Mano Menezes no comando técnico do Corinthians?

Durante o ano todo eu sempre deixei muito claro que seria um ano de reformulação e montagem de um novo grupo.

Não se monta time em cinco meses. O futebol é imediatista, mas quem trabalha no futebol sabe perfeitamente que a história do Corinthians dos últimos sete anos mostra que você monta um grupo no mínimo em um ano.

Você monta estrutura e no ano seguinte acrescenta detalhes que faltaram e aí passa a ter um time campeão. Foi dessa forma que o Corinthians ganhou todos os títulos que ganhou nos últimos sete anos.

Também não foi demitindo treinador que o Corinthians chegou onde chegou. Em sete anos o Corinthians teve dois técnicos. Essa questão de troca de treinador ficou bem firmada quando nosso grupo assumiu o poder no Corinthians. Assim não fosse, o Tite não daria sequência aqui, porque sairia na época do Tolima.

Quais exemplos lhe inspiram a defender a manutenção de Mano Menezes?

Há duas semanas a torcida do Inter pediu a saída do Abel Braga. Foram ao aeroporto e tudo o que vocês sabem que ocorre no futebol. E a diretoria do Inter acertadamente manteve o Abel e hoje o Inter é o segundo colocado do campeonato.

Então o time oscila porque está sendo montado. Há quanto tempo o time do Cruzeiro está junto? Há dois anos e meio. A diferença entre o Cruzeiro e o Corinthians é que o Cruzeiro tem um time montado em dois anos e meio. Nós, quando tínhamos esse time montado em dois anos e meio, ganhamos tudo. Temos de ter paciência nessa transição para o final não sair errado e você não colher os frutos da plantação que teria tudo para ser serena.

O futebol requer tempo e a Seleção é a prova disso. Pegamos uma geração que tinha que ganhar sul-americana, Olimpíadas, pife-pafe, xadrez... E queria ganhar Copa do Mundo? Somos (brasileiros) realmente acima de todos...

Errado está o futebol lá fora que veio aqui e deu show. Certo estamos nós. Não vamos retroagir o Corinthians atingiu patamar de time campeão do mundo dessa forma, e dessa forma vamos seguir, ainda que esse ano não ganhemos títulos. Mas pode ter certeza que no ano que vem, não estarei aqui, mas o time será campeão.

Quais as diferenças entre o Corinthians de 2014 e o de 2013?

Temos hoje um time forte, já chegamos a um patamar alto. Fiz uma comparação com o ano passado quando nós tínhamos uma equipe já vencedora, campeã, uma seleção mesmo aqui e na mesma rodada do Brasileiro do ano passado, onde gastamos para montar aquele time aquele ano de 2013 R$ 70 milhões de reais, nós estávamos com 34 pontos e em nono lugar e terminamos o campeonato a quatro pontos da zona do rebaixamento.

Esse ano nós estávamos há duas rodadas no G4 e estamos só a três pontos do terceiro colocado. Além disso estamos nas quartas de final da Copa do Brasil e temos o Atlético-MG na quarta-feira sendo que no ano passado saímos nas oitavas de final * no Rio Grande do Sul. É difícil montar uma equipe nova com todo mundo jogando dia-a-dia quarta a domingo. Você tem de dar um crédito.

* Mário Gobbi errou. O Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil do ano passado na fase quartas de final, diante do Grêmio, no Rio Grande do Sul.

Vê o grupo atual qualificado para brigar por títulos?

Não sou marinheiro de primeira viagem. Se eu detectasse aqui no Corinthians no departamento de futebol algum problema que tivesse causando estes altos e baixos do time, você não tenha a menor dúvida que eu já teria agido.

O grupo é unido, é coeso, a qualidade técnica é excelente, a qualidade de caráter, de profissionalismo também. De igual forma tão competente é toda a comissão técnica.

É que precisa ter um pouco menos de ansiedade, controlar um pouco isso, dar um pouco de tempo para que as coisas voltem a dar frutos. E voltarão.

O Corinthians ganhou todos o clássicos no Brasileiro. Clássicos brasileiros, não somente paulistas. Exceto no Rio Grande do Sul contra o Grêmio no Maracanã contra o Flamengo. Todos os times que estão acima do Corinthians perderam para o Corinthians.

Acredita no título do Brasileirão ainda neste temporada?
Queremos ser campeões. Há 14 rodada pela frente, enquanto a matemática permitir vamos buscar o titulo até o fim. Caso nao dê, a vaga na Libertadores é o compromisso mínimo nosso que eu tenho no clube de recolocar o Corinthians na Libertadores. Isso é um trabalho nosso.

E queria colocar que todos os clubes do campeonato passaram por momento assim. Todos os clubes. Não acho justo se fazer um terror. Nós estamos a três pontos do terceiro colocado do campeonato. Temos um grande time e uma comissão técnica que montou esse time.

Como vê a mudança de mentalidade da diretoria do Corinthians após o rebaixamento?

Criou-se uma cultura que nós encerramos com ela. Nessa gestão há sete anos não se troca treinador, exceto se o problema for o treinador. Quando você analisa o trabalho do treinador você tem que ver se ele é líder, chefe, comandante, se ele é pai, se ele tem o respeito do grupo, se sabe tática, técnica, se mexe no time.

Não é porque perdeu do Figueirense e fez uma ou outra partida abaixo da média (que vai sair). Senão o trabalho não segue e você não consegue manter sequência. Se quiser voltar para o faz-me-rir, a cada três meses troca técnico, podemos voltar.

Mas não comigo. Com esse currículo de títulos, não vou voltar. O Corinthians tinha tradição de ter cinco técnicos por ano. Não voltarei com isso. Isso é um desserviço ao Corinthians.

Como analisa sua trajetória no Corinthians?

Quem está falando aqui não é um aventureiro. Fui três anos diretor de futebol e três anos sou presidente do Corinthians. Nesses três anos eu participei e fui vice-campeão da Copa do Brasil de 2008, peguei o time na Série B, fui campeão da Série B com 22 pontos de vantagem para o segundo, também tem Campeonato Paulista invicto de 2009, campeão da Copa do Brasil de 2009, campeão invicto da Libertadores, do Mundial e da Recopa.

Você acha que se eu tivesse percebido algum problema aqui, eu não teria detectado? Não há problema. Quero tranquilizar a torcida do Corinthians e dizer que aqui se trabalha muito sério, o ambiente é o melhor, o grupo é excelente, a comissão técnica também. Estamos trabalhando juntos com ele. Temos de aprimorar e melhorar.

Os elementos que temos aqui nos bastam. Nós confiamos em todos eles e todos são competentes à altura do Corinthians. Vamos seguir com o trabalho e creio que tenho muita esperança, confiança e certeza que no final do ano teremos um final feliz.

Por que Mano Menezes tem contrato de apenas um ano, se a intenção do Corinthians é manter o treinador por mais tempo?

Porque desde 2008 nós só fazemos contrato de treinador por um ano. O Tite só fez por um ano, o Mano só fez por um ano e o Adílson só fez por um ano. No caso do Adílson teve problema insolúvel que não vem ao caso revelar aqui, e aí precisamos agir. E trocamos.

Não é o caso de hoje.

O que achou da atitude de Fábio Santos, Ralf e Renato Augusto, que concederam entrevista em apoio a Mano e cobraram a vaga à Libertadores de 2015?

Eles foram felizes e são pessoas que representam a expressão da qualidade do nosso grupo, intectual e pessoal. Aqui todos perdem, todos ganham.

Não se acha Jesus Cristo aqui no Corinthians. Ontem quem perdeu do Atlético-PR foi diretoria, comissão técnica e jogadores. Quando ganha, ganhamos nós três juntos. Não consigo ver o Corinthians fora da Libertadores.

Não quero ver. Meu compromisso é esse. O Corinthians teve prejuízo esse ano por ficar fora da Libertadores. Todos aqui sentiram sentiram na pele o que é ficar fora de uma Libertadores. Aqui se trabalha alucinadamente para se chegar a esse ponto.

Então é claro que não quero pensar isso. Isso é uma derrota grande. Quero o Corinthians o ano que vem na Libertadores.

Fifa proibir a ação de investidores na compra e venda de jogadores. Os clubes se prejudicam?

Quando me perguntam isso é como perguntarem sobre o Brasil e o direito. O legislador faz regras. E o brasileiro é especialista em achar uma lacuna para infringir a regra. Exemplo: introduzir rodízio na cidade de São Paulo.

Quem tinha um carro, comprou o segundo. Quem tinha um e não pode comprar o segundo, pegou uma fita isolante, mudou o placa e saiu na rua. O que vai acontecer?

A lei, por mais casuística que ela seja, por mais que o legislador queira pegar todas as hipóteses, ele não consegue fechar todos os planos. Então o investidor vai comprar um clube e fazer via clube. E ideia é nota dez, apoio, assino embaixo, mas na prática não acredito que ela tenha os efeitos que o legislador diz.

O Corinthians pediu ou pedirá à CBF para não ter seus atletas convocados para amistosos?

Não. Não posso ceifar a carreira de um atleta. O sonho de um atleta é ir para a Selação Brasileira. Não fico feliz com isso e fico perturbando eles aqui e tal. Mas não vou fazer isso com uma carreira de um profissional. O que ele almeja é isso.

Hoje o Corinthians tem Guerrero, Luciano, Ángel Romero e Malcom como atacantes. Acha que houve falha da sua gestão na busca de mais nomes?

Nós não contávamos com a venda do Romarinho que apareceu aí no apagar das luzes. E pouca gente sabe que o Romarinho não foi vendido no ano passado porque eu não deixei vender. Nós tentamos muitos atacantes.

Rafael Sóbis, Nilmar e outros nomes que não vem ao caso dizer. Disse aqueles que vazaram e vocês souberam. Só que não se chegou a um acordo para afirmar um contrato.

Então não é que fomos pegos de surpresa. Nós sabíamos que precisávamos, fomos atrás e apenas não conseguimos porque estabelecemos um limite que o futebol tem de passar por isso. Um limite de gasto. E isso extrapolava esse limite.

Veja que interessante: às vezes sou criticado porque trouxe Pato, trouxe não sei quem e gastou muito dinheiro.

Aí você não traz e falam que tem que trazer para montar grande time. Na verdade nós dirigentes, e isso não é pra eximir de culpa dirigentes, é um fato, uma realidade...

O futebol chegou muito onde chegou hoje nesse ponto dos clubes estarem com finanças desarranjadas pelo imediatismo do futebol.

O dirigente se vê acuado, às vezes ameaçado, e acaba gastando além do que deveria para dar uma resposta e ter paz para administrar o clube, mas a culpa é nossa. Esse é um componente pesado.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2973 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade