17/9/2014 10:39

Com seis duplas e armação mutante, Corinthians sofre com instabilidade

Por motivos variados, meio-campo do Corinthians passa por alterações constantes, e equipe apresenta altos e baixos no segundo semestre

Com seis duplas e armação mutante, Corinthians sofre com instabilidade
Renato Augusto, principal armador do Corinthians

Convocações, lesões, suspensões... O técnico Mano Menezes foi atrapalhado por uma série de fatores para escalar o Corinthians nos últimos meses. Os erros de passe excessivos e a criação nula na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no último domingo, ligaram o alerta sobre o meio-campo alvinegro. Desde o retorno da Copa do Mundo, em julho, o Timão já variou seus armadores de diversas maneiras e utilizou seis duplas de criação diferentes entre Brasileirão e Copa do Brasil.

A dupla que mais se repetiu – e que não perdeu nenhum jogo – foi Petros e Jadson. Em seis partidas, foram três vitórias e três empates. Suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pelos próximos três jogos do Timão, Petros é uma espécie de “talismã” alvinegro: a única derrota da qual ele participou foi o 1 a 0 para o Bahia, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na oportunidade, Mano fez valer a vantagem construída na primeira partida (vitória por 3 a 0) e escalou uma equipe mista.

Contra a Chapecoense, nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Corinthians, os prováveis titulares serão Lodeiro e Renato Augusto. Nas duas oportunidades em que os meias atuaram juntos, duas derrotas: 1 a 0 para Flamengo e Bragantino. Completam a lista de duplas utilizadas por Mano Menezes: Petros e Renato Augusto, Jadson e Renato Augusto, Lodeiro e Jadson, Danilo e Petros. Ainda houve a vez em que Renato atuou sozinho na armação, com três atacantes, na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino.


Armadores do Corinthians no Campeonato Brasileiro

Questionado sobre o impacto direto das mudanças, Lodeiro minimizou as trocas de jogadores, mas admitiu que a manutenção de um esquema tático é essencial para o Corinthians, tendo em vista que a função do meio-campo é servir o ataque e criar situações propícias para fazer gols.

– A verdade é que não atrapalha, mas é sempre bom manter o mesmo sistema de jogo, a mesma formação. O futebol tem circunstâncias em que, às vezes, é preciso mudar o time, as peças. É trabalhar para sempre fazer o melhor. Seja quem jogue, eu, Romero, Luciano, Renato... É melhor e sempre buscar ser objetivo para o time – resumiu.

Com Ralf e Elias absolutos em suas respectivas posições, Mano pode ser forçado a mudar o meio-campo novamente no próximo mês. Lodeiro provavelmente estará na convocação da seleção uruguaia, que encara a Arábia Saudita no dia 9 de outubro e a Costa Rica no dia 12 de novembro.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4203 visitas - Fonte: GloboEsporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade