31/8/2014 19:45

Mano destaca volta por cima do Timão e lamenta: 'Merecia ter virado'

Técnico vê Corinthians com atuações distintas no primeiro e no segundo tempo. Arbitragem volta a ser pauta, mas comandante evita comentários

Mano destaca volta por cima do Timão e lamenta: 'Merecia ter virado'
Mano Menezes orienta o time do Corinthians durante o jogo contra o Fluminense (Foto: Marcos Ribolli)

O técnico Mano Menezes acredita que o Corinthians merecia ter saído com a vitória da Arena em Itaquera na tarde deste domingo. Após sair perdendo para o Fluminense, o Timão buscou o empate na etapa complementar e criou chances para levar os três pontos, mas acabou mais uma vez tropeçando em casa. O comandante alvinegro comemorou a retomada da equipe após o intervalo e destacou os erros que “mataram” os primeiros 45 minutos.

– Realmente fizemos primeiro tempo ruim, abaixo da capacidade da equipe. Tivemos muita dificuldade para sair jogando de trás e simplificamos demais a partir de um momento. Tive de mostrar para os jogadores que tínhamos capacidade de fazer mais e o jogo exigia mais. Era um jogo grande, adversário de qualidade. Se você rifa a bola, é tudo que o adversário quer. O Fluminense joga, e se você dá a bola a eles, terá dificuldades. Era preciso rever isso – analisou.

A entrada de Renato Augusto no lugar de Nicolás Lodeiro mudou completamente o Corinthians. Mais criativo, o Timão passou a pressionar o Fluminense. Após empatar, com Romarinho, em bela jogada individual do meio-campista, a equipe bateu na trave, literalmente, em chance de Ángel Romero dentro da pequena área. O próprio Renato também quase fez um golaço de fora da área.

– Fizemos uma alteração, estávamos um pouco definidos sobre o que queríamos fazer. Uma equipe não pode ficar indefinida. Em função disso, não defendemos bem e não atacamos bem. Empurramos o Fluminense para trás no segundo tempo, tivemos competência para isso. Confirma, aliás, a tese de que não é técnico que puxa equipe para trás. Merecia ter virado o jogo pelo que apresentou. Correu alguns riscos, mas foi uma equipe completamente diferente no segundo tempo, sem dúvida – completou Mano.

Quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos, o Corinthians volta agora suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), a equipe decide uma vaga nas quartas-de-final do torneio contra o Bragantino – no jogo de ida, o time do interior levou a melhor: 1 a 0.

Veja a entrevista coletiva na íntegra:

Definição por G-4 e título

É muito cedo para falar em definição de campeonato, embora o adversário que esta na liderança esteja perdendo poucos pontos. Até em relação ao G-4 é. Fizemos um bom primeiro turno, vamos encerrar diante do Criciúma, com vários desfalques. Agora temos de dar uma paradinha, ser fortes na quarta-feira para reverter a vantagem do Bragantino. Tenho certeza com o apoio do torcedor e entendimento do jogo vamos conseguir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Carência no ataque
Sem duvida precisamos de reposição. Já vamos para o próximo jogo com dois atacantes. E o atacante que vai ficar na suplência tem 17 anos, que é o Malcom. Em um campeonato duro como esse, não podemos ficar nessa situação. Não quero falar hoje. Não é justificativa. A equipe jogou um segundo tempo bom, vou dar confiança para esses atacantes, que cresceram junto com a equipe no segundo tempo. Por isso os atacantes cresceram. Eles precisam disso.

Sequência de erros
Quando você não vive o problema na carne, é mais compreensivo. Daqui a pouco o Fluminense tiver a mesma sucessão de erros que o Corinthians passou, talvez a postura do Cristóvão seja diferente. Quando comentamos sobre arbitragem, não é para justificar. Não vou falar de arbitragem mais. No jogo passado eu disse que as coisas têm de ser encaminhadas de maneira diferente.

Postura da equipe
Temos de ter uma identidade do que queremos fazer. Se você é mais ofensivo, corre mais riscos defensivos, mas planejados. O retorno que você tem na parte ofensiva compensa. No primeiro tempo, não fomos nem uma coisa, nem outra. A todo momento estávamos lá buscando nosso gol no segundo tempo. Aí justifica.

Qual a solução para não perder jogadores para seleção?
Até quando resolvermos com a única maneira: fazer um calendário que privilegie datas Fifa. Enquanto for assim vai ser ruim pro técnico da seleção, para os clubes... É ruim ir para o jogo de quarta-feira, decisivo, de Copa do Brasil, sem os jogadores. Você investe, paga e contrata, e na hora mais importante não tem. Temos de resolver isso de forma definitiva.

Saída do Petros
É a necessidade de projetar uma equipe imaginando uma situação mais drástica, que é a não-liberação. Tenho de trabalhar com probabilidades. Se isso vier a acontecer, buscar uma solução pode acarretar mais prejuízos. O que passamos sem ele é para buscar uma nova forma segura e definida para jogar. Se for absolvido, vamos ter a possibilidade de contar com ele novamente.

Queda para o Bragantino é inadmissível?
Em 2004, eu eliminei o Vasco em São Januário com o 15 de Campo Bom, ganhando de 3 a 0. Não existe inadmissível no futebol. É o único esporte onde você pressiona por 70 minutos e pode perder em uma bola. Não podemos deixar acontecer, sabemos que temos o favoritismo teórico do investimento maior, mas lá nos 90 minutos de quarta-feira é que vamos definir. Precisamos ser competentes, fortes, porque também é difícil um adversário resistir com futebol competente e uma torcida ajudando. É isso que quero.

Arbitragem prejudicando?
Arbitragem, para mim, é sempre muito parecido. Você tem benefícios em cima de alguns erros e prejuízos em cima de outros. Quando benefícios não vêm, e os prejuízos vêm em sequência, você se posiciona. Porque não está na normalidade. É isso que está acontecendo. Ainda demos azar, porque quem apitava era Sandro Meira Ricci. Temos de dar uma benzida para ver se melhora. Seria padrão Fifa, não com 18 faltas no meio-campo, segura, segura, e depois dá três minutos de acréscimo.

Excesso de desfalques
A equipe não pode perder a personalidade e a maneira de encarar os jogos. Isso vai acontecer na quarta. Se conseguirmos a classificação na quarta, estaremos mais preparados para jogar em Criciúma. Quatro jogadores é bastante, é quase 40% de uma equipe. Essa é a situação enquanto não tivermos outra solução.

Identificação com a Arena
A equipe tem um papel importante nisso, não dá para fugir. Hoje no segundo tempo o torcedor apoiou muito. Se não foi assim no primeiro, nossa atuação não foi boa. Ela quer ver jogar como foi no segundo tempo. Ele quer ver a vontade no jogador que usa a camisa no Corinthians. Está faltando um golzinho no fim, uma classificação. Vamos ver se quarta nós conseguimos.

Saída de Elias e Gil
Elias só não foi mais aguerrido porque, em todo lance que ele participava, o árbitro marcava falta. Ele e o Gil são merecedores dessa convocação, mas o importante é sempre a equipe. Bem, ela projeta individualmente os seus profissionais. Eles têm de entender o futebol assim. Eles estão indo porque estamos entre os 16 da Copa do Brasil, os quatro do Brasileiro... Esse é o aspecto mais importante de tudo. Não saíram plenamente felizes porque não conseguimos botar a última bola para dentro, do 2 a 1, mas pela recuperação no jogo, parcialmente.

Atuação do Renato Augusto
É outro jogador após a parada da Copa. Eu disse isso quando voltamos. O único porém da equipe é a construção dela mesma. São meias com características de armação, que vêm buscar a bola. Eu escolhi em determinados momentos entre ele e Jadson, quando tínhamos Petros. Iniciei alguns jogos com Lodeiro e, em determinados momentos, com mais agressividade, coloquei eles juntos. Às vezes funciona. Hoje na segunda parte funcionou bem.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









3330 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade