23/7/2014 10:24

Há 25 anos, Neto estreava com a camisa do Corinthians

No Timão, o xodó da Fiel jogou 227 jogos e marcou 80 gols

Há 25 anos, um dos maiores ídolos da torcida corinthiana estreava com a camisa alvinegra. Eterno xodó da Fiel, José Ferreira Neto, ou simplesmente Neto, começou sua história no Timão no dia 23 de julho de 1989, quando o Corinthians recebeu o Sampaio Corrêa no Pacaembu pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida terminou 1 a 0, com gol de Fabinho.

Revelado pelas categorias de base do Guarani, José Ferreira Neto nasceu em Santo Antônio de Posse–SP, no dia 9 de setembro de 1966. Passou por Bangu e outros clubes da capital paulista antes de chegar ao Corinthians em 1989.

A glória do meia aconteceu no ano seguinte, em 1990. Mesmo não sendo os favoritos, o Timão chegou à final do Campeonato Brasileiro para enfrentar o arquirrival São Paulo. O grande destaque da equipe era Neto, que acabou sendo decisivo na campanha até à final. Dos 23 gols da campanha de 90, nove foram marcados por ele, cinco deles em cobranças de faltas indefensáveis. Com duas vitórias por 1 a 0 no Morumbi, o Alvinegro era campeão pela primeira vez do campeonato nacional para a explosão de mais de 100mil torcedores que acompanharam a decisão.

Além da conquista histórica do Brasileirão de 1990, Neto também foi campeão Paulista em 1997. No Timão, o xodó da Fiel jogou 227 jogos e marcou 80 gols.


Capitão do time, Neto carrega a taça do Brasileirão de 1990 ao lado de Jacenir e dá a volta olímpica no Morumbi.

8772 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias