17/7/2014 11:37

Ex-Barça, ucraniano se espelha em Pato e busca recuperação no Timão

Estimulado por brasileiros do Shakhtar Donetsk, zagueiro Dmytro Chygrynskyi trabalha para se livrar de lesões musculares no CT Joaquim Grava

Ex-Barça, ucraniano se espelha em Pato e busca recuperação no Timão
Dmytro Chyhrynskyi faz atividade física supervisionado por Bruno Maziotti

Desde que o Corinthians retornou do período de treinos em Extrema, no Sul de Minas, uma cena vem chamando a atenção no CT Joaquim Grava: sempre em um campo separado, sob o comando do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, um jogador desconhecido da Fiel treina sozinho. Aos gritos de “Let’s go!” (Vamos lá, em inglês), ele se esforça e sofre com a bateria de exercícios. Trata-se de Dmytro Chygrynskyi, zagueiro ucraniano do Shakhtar Donetsk, que vem utilizando a estrutura alvinegra para se recuperar de graves lesões musculares.

Dmytro – como é chamado pelos funcionários do clube – está em São Paulo há quase três semanas. Liberado pelo Shakhtar para alcançar as condições físicas ideais, o zagueiro busca se livrar de problemas nos músculos posteriores de ambas as coxas, que o tiraram dos gramados na maior parte dos últimos três anos.

O fato de a equipe ucraniana contar com diversos jogadores brasileiros e a recuperação de Alexandre Pato no Timão foram os principais motivos para o atleta ter escolhido o CT Joaquim Grava para se recuperar.

– Volta e meia, após dois ou três treinos, ele se machucava. Em outras oportunidades, estava pronto para o jogo, se machucava de novo. O interessante do caso é que há uma inversão, com o Brasil levando para o resto do mundo esse know how de trabalho. Jogadores que voltam da Europa para se recuperar – explicou Bruno Mazziotti.

A recuperação de Pato, que acabou estigmatizado na Europa pelo alto número de lesões na passagem pelo Milan, da Itália (15 em cinco anos), combinada à presença de atletas brasileiros como Fernando, Douglas Costa e Bernard no Shakhtar Donetsk facilitou a comunicação entre as duas partes. Além disso, o ex-zagueiro e ex-dirigente do Timão, Antonio Carlos Zago, é auxiliar-técnico do clube ucraniano.

O currículo de Chygrynskyi é extenso. Em 2009, ele foi comprado pelo Barcelona a pedido de Pep Guardiola por aproximadamente 25 milhões de euros, mas não vingou no clube espanhol. No Shakhtar, conheceu Jadson, hoje camisa 10 do Corinthians. Após uma primeira visita, devidamente avaliado por Mazziotti e pelo consultor médico do Timão, Joaquim Grava, o atleta ucraniano ganhou o aval do clube para permanecer no Brasil em busca da recuperação “definitiva”.

Entre treinamentos e sessões de fisioterapia, Chygrynskyi trabalha no CT das 9h às 17h, todos os dias. A tendência é que ele seja liberado para voltar ao seu país na primeira quinzena de agosto. O contato com estrangeiros se tornou corriqueiro para os funcionários do Corinthians, que conviveram com a seleção do Irã por quase um mês durante a Copa do Mundo.

– É uma experiência legal para os funcionários também. Eles se acostumaram com isso no período de Copa – explicou Mazziotti.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









129519 visitas - Fonte: GloboEsporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade