11/6/2014 10:59

Em busca de naming rights para Arena, Corinthians será 'ajudado' pela Copa

Consultor de marketing e gestão esportiva vê Mundial do Brasil como impulsionador de visibilidade para o estádio; valores pedidos pelo Timão, no entanto, seriam exagerados

Em busca de naming rights para Arena, Corinthians será 'ajudado' pela Copa
Na véspera da partida de abertura da Copa do Mundo, a Arena Corinthians segue sem acordo de naming rights (direitos nominais, em tradução livre). As negociações lideradas por Andrés Sanchez, ex-presidente do Timão e homem-forte da construção do estádio, devem ser concluídas apenas depois do Mundial. Para Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, a passagem do torneio internacional pelo Brasil será benéfica ao clube alvinegro na busca por um acerto do novo nome de sua arena.

– Para o clube, neste momento em que está desesperado para fechar, a Copa vai dar uma visibilidade grande para a Arena. Haverá um bilhão de pessoas vendo o jogo de abertura, mais não sei quantos milhões nos outros jogos... Isso gera uma visibilidade grande para o clube e para o estádio – afirmou o especialista, lembrando os seis jogos que acontecerão no estádio corintiano durante o Mundial.

O fato de o Corinthians não ter firmado os naming rights de sua arena antes da Copa do Mundo, por sua vez, não deve causar grandes impactos nas negociações do clube. Somoggi citou a Allianz Arena, de Berlim, como exemplo para explicar que a Fifa proíbe a exposição de marcas como nomes de estádios de Copa do Mundo. Em 2006, a arena do Bayern de Munique foi chamada de Estádio Olímpico de Berlim.

– Não faria diferença nenhuma do ponto de vista do uso da marca (os naming rights serem fechados antes ou depois da Copa), porque é proibido pela Fifa a exposição de marcas. Não teria diferença marcadológica. Na Alemanha, por exemplo, todos os estádios tiveram de tirar seus nomes para a realização da Copa do Mundo – comentou o consultor.

Nesta quinta-feira, Brasil e Croácia se enfrentam na Arena. Outros cinco jogos da Copa acontecerão no estádio alvinegro: Uruguai x Inglaterra (19 de junho), Holanda x Chile (23 de junho), Coréia do Sul x Bélgica (26 de junho), uma oitavas de final (1º de julho) e uma semifinal (9 de julho).

VALORES

Andrés Sanchez esteve, desde o último sábado, nos Emirados Árabes, onde conversou com executivos locais para tentar negociar os naming rights da Arena Corinthians. O clube alvinegro não aceita receber menos do que R$ 400 milhões por um período de 20 anos de contrato. Para Somoggi, tal exigência é irreal, se for levado em consideração os valores conhecidos atualmente mundo afora.

– Assim como achei os valores do naming rights do Palmeiras exagerados (R$ 300 milhões por 20 anos), acho o do Corinthians completamente fora da realidade para os padrões nacionais. Se fechar acima de R$ 400 milhões, como foi divulgado em alguns lugares, estarão rasgando dinheiro. Considerando que no mercado norte-americano, o maior do mundo em termos de naming rights, nenhum acordo chega a valores desse patamar, essa estimativa sobre o estádio do Corinthians é bastante elevada – analisou o consultor.

O "favorito" a fechar acordo com Andrés Sanchez e, consequentemente, Corinthians, é o fundo árabe Abu Dhabi Investiment Authority, ligado às empresas aéreas Emirates e Etihad.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









4632 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade