3/6/2014 21:21

Solo provocou queda de guindaste na Arena Corinthians, diz laudo

Veículo tombou em novembro de 2013 e causou a morte de 2 operários; Com o laudo, delegado decidirá se houve responsáveis pelo acidente

Solo provocou queda de guindaste na Arena Corinthians, diz laudo
Queda de guindaste provocou a morte de dois operários (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Agência Estado)


Laudo do Instituto de Criminalística aponta que o tombamento do guindaste na Arena Corinthians foi provocado pelo afundamento do solo. Peritos concluíram que o guindaste não tinha problemas mecânicos, e que o operador não errou. O laudo vai servir para que o delegado responsável pela investigação decida se houve ou não responsáveis pelo acidente no estádio.

– Se o laudo não mostrar falha técnica de ninguém, vai para o lado acidental. O código penal exige isso. Mas para isso eu tenho que ter um o conjunto de provas – afirmou Luiz Antônio da Cruz, delegado responsável pela investigação do acidente.

Os peritos passaram quase seis meses analisando cada detalhe do acidente que matou dois operários no estádio em 2013. Em novembro do ano passado, uma parte da estrutura metálica que cobriria a arquibancada desabou e destruiu parte da Arena. Dois operários morreram. No momento do acidente, um guindaste estava erguendo uma peça de 420 toneladas.

Desde então, a polícia investiga se houve falha mecânica, na operação do equipamento ou no planejamento da obra. O equipamento é de extrema precisão.

A torre, que ergue peças de até 1500 toneladas, tem 114 metros de altura. Segundo a fabricante, o guindaste precisa operar em um terreno muito plano, com inclinação máxima de 0,3 grau.

Para os peritos, a base de pedras e chapas de aço – construído acima do solo pra suportar o peso do guindaste – cedeu em alguns pontos. Com isso, o guindaste se inclinou e acabou tombando.

Em abril deste ano, a Odebrecht, empresa responsável pela obra, apresentou um estudo de 500 páginas afirmando que a queda do guindaste não foi provocada por instabilidade no solo. O laudo que a construtora do estádio encomendou a uma empresa especializada, dizia que o aterro compactado de quatro metros de profundidade não se deformou, nem amoleceu com as chuvas e poderia suportar o peso do guindaste.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









8208 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade