23/5/2014 09:54

“Exame” detona o estádio corintiano

“Exame” detona o estádio corintiano
Não há nada que alegre tanto um político quanto “vistoriar” uma obra prestes a ser concluída — num país como o Brasil, onde as obras feitas com dinheiro público teimam em não acabar nunca, a alegria vem em dobro.

Assim, a presidente Dilma Rousseff era só sorrisos no dia 8 de maio, quando visitou a Arena Corinthians (o Itaquerão), o estádio do Corinthians, que receberá o primeiro jogo da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. Ganhou um capacete com seu nome, tirou selfies com operários, andou pelas arquibancadas e escapou por pouco de cair ao pisar no gramado.

“É uma maravilha de estádio”, disse ela. Mas, escondida pelo que parecia o júbilo geral, havia uma espessa camada de tensão — uma tensão concentrada nos dois cicerones de Dilma. Marcelo Odebrecht, dono da construtora que ergueu o Itaquerão, e Andrés Sanchez, o ex-presidente do Corinthians que assumiu a administração do estádio, não tinham muito a comemorar.

Faltavam, afinal, 350 milhões de reais para fechar a conta do Itaquerão. E ninguém sabia de onde viria esse dinheiro. O buraco nas contas havia sido cavado por duas pás. Primeiro, o orçamento da obra estourou. O custo da construção do Itaquerão, cujo teto havia sido fixado em 820 milhões de reais, foi 250 milhões de reais maior do que o previsto inicialmente.

Além disso, o Corinthians precisava de pelo menos 100 milhões de reais para pagar a Odebrecht, que foi obrigada a financiar ela própria o início das obras, já que ninguém queria emprestar um tostão ao clube. Era preciso, então, encontrar um banco disposto a bancar os 350 milhões de reais que faltavam. O problema, aqui, é que não havia instituição financeira disposta a entrar nessa.

Dilma, então, deu aos dois a notícia que eles tanto esperavam. A Caixa Econômica Federal, banco 100% estatal, cobriria o buraco. No fechamento desta edição, os últimos detalhes do acordo estavam sendo concluídos. Assim, o total de empréstimos da instituição ao
Corinthians chegará a 750 milhões de reais. (Procurada, a Caixa não comentou o novo empréstimo.)


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









60561 visitas - Fonte: Juca Kfouri

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade