21/5/2014 17:30

"Melhor do que não realizar", diz Aldo sobre novo teste na Arena Corinthians

Ministro do Esporte admite que o ideal seriam testes com maior antecedência, mas afirma que situação não traz nenhum risco à Copa do Mundo

Prevista inicialmente para ficar pronta em dezembro de 2013, a Arena Corinthians segue recebendo os últimos retoques na obra e só deve ter seu primeiro jogo com capacidade total liberada a poucos dias da abertura da Copa do Mundo. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a situação não é a ideal, mas não traz riscos ao Mundial.

- Evidentemente, se (os eventos-testes) tivessem sido realizados antes, seria melhor. Mas é melhor realizá-los nestas circunstâncias do que não realizá-los. Depois do teste ainda teremos tantos dias para o estádio ser preparado para a abertura que não creio que haverá qualquer comprometimento - afirmou o ministro.

No último domingo, o estádio recebeu seu primeiro jogo oficial: derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro, com cerca de 36 mil torcedores nas arquibancadas. Era para ser o último evento antes da abertura da Copa. Porém, a Fifa considerou o teste incompleto por não terem sido utilizadas as arquibancadas temporárias, que ampliam a capacidade do estádio para 68 mil pessoas.

Por isso, a entidade pediu outro jogo no estádio, desta vez com a capacidade total liberada. Inicialmente, seria a partida entre Corinthians e Cruzeiro, no dia 29 de maio, pelo Brasileirão. No entanto, nesta quarta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou que o novo evento-teste deve ocorrer apenas no dia 1º de junho, a pouco mais de uma semana do início da Copa do Mundo.

- Não tem evento-teste feito às pressas. A previsão era da realização de três jogos-testes, com públicos crescentes, para submeter a prova aspectos de acessibilidade, transporte, parte hidráulica e elétrica. Então, acho que o jogo está dentro dessa previsão e deste calendário - completou Aldo Rebelo, que participou nesta quarta-feira de um bate-papo com internautas promovido pelo Ministério do Esporte.

Acompanhado do ex-jogador Cafu, que conectou de sua casa em São Paulo, o ministro respondeu a perguntas por cerca de uma hora e destacou os benefícios da Copa para o Brasil. Questionado por meio de redes sociais sobre a área de segurança, Aldo Rebelo garantiu que o país está preparado e afirmou que possíveis protestos violentos serão coibidos dentro da Lei.

- A segurança recebeu um grande investimento. Tivemos R$ 1,9 bilhão aplicados na compra de equipamentos, treinamentos e centros de comando e controle. Esses equipamentos ajudarão na identificação de criminosos, na prevenção. Em matéria de segurança, tomamos todas as providências... Os protestos devem ser abordados e compreendidos de acordo com nossa constituição. Manifestações pacíficas são protegidas, e manifestações violentas, que ameaçam a vida, que agridem pessoas e promovem a depredam patrimônio público e privado, não serão toleradas.

Já o capitão do penta, Cafu, elogiou a convocação de Felipão e se mostrou confiante na conquista do hexacampeonato.

- Achei que foi uma ótima convocação. Sempre tem polêmica sobre um jogador ou outro, mas, no contexto geral, a Seleção do Felipão está ótima. É o que temos de melhor no momento e são jogadores aptos a conquistar o título... Estou muito otimista e tenho quase certeza de que vamos ser campeões.

- Tenho certeza que vão se destacar alguns jogadores que já estão em evidência, como Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney. O Pirlo também é um jogador que, apesar da idade, vai se destacar pela facilidade de bater na bola. Na Alemanha, acho que ninguém vai se destacar. Acho que não vão nem chegar na fase final.
O ex-jogador também afirmou temer mais as seleções sul-americanas que as europeias.

- Eu prefiro que o Brasil enfrente seleções europeias, sem dúvida nenhuma. Os europeus sabem que perder para nós é normal. Os sul-americanos, não. São seleções acostumadas a jogar contra o futebol brasileiro, estão acostumadas com a temperatura, com o clima, com a torcida. Vamos ter muito mais dificuldades se enfrentarmos seleções sul-americanas que europeias, africanas ou asiáticas - concluiu Cafu.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4191 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade