14/5/2014 09:16

Teste na Arena terá simulação parcial de uma partida da Copa

Teste na Arena terá simulação parcial de uma partida da Copa
29 dias da Copa do Mundo, o primeiro evento-teste – sob gerência da Fifa – na Arena da Baixada não será na base de que uma partida de Mundial oferece. Devidos aos atrasos, o jogo entre Atlético-PR e Corinthians, às 19h30, será testado parcialmente.

Inacabado e com entulhos nos arredores, o estádio não oferece a estrutura necessária para simular um jogo da maior competição do esporte. Nas quatro partidas que serão realizadas no palco paranaense, por exemplo, as forças de segurança fecharão o perímetro ao redor (2 km) e só os moradores e comerciantes cadastrados terão acesso, além de torcedores com ingressos e pessoas autorizadas pela organização.

Nesta quarta-feira, isso não vai acontecer, com os locais das barreiras sendo fixados, tendo apenas orientação à torcida que chega a Arena. “É uma apresentação ao público, com um tom mais didático”, explica Flúvio Garcia, delegado da Polícia Federal. Na Copa, o perímetro estará fechado seis horas antes do jogo em questão, com a área da Fifa tendo a circulação bloqueada a duas horas da partida.

A única simulação perfeita do que acontecerá na Copa do Mundo será no trajeto das delegações. O Atlético-PR será escoltado do CT do Caju, enquanto o Corinthians sai de um hotel no centro de Curitiba, previamente na rota para as Seleções se hospedarem na capital paranaense. O restante acontece parcialmente ou sequer vai ser testado.

Na lista parcial está: imprensa (acesso restrito), alimentação (sem a venda de cerveja), voluntariado (1/4 dos voluntários previstos auxiliam o público; no Mundial, 800 voluntariados trabalham), torcida (30 dos 43 mil torcedores na Copa), segurança (não será usado equipamento de Raios X) e tecnologia (testes nos telões, cobertura, sistema de som, tecnologia de informação e iluminação).

Já as áreas que não serão verificadas possuem menos itens, com destaque para o bloqueio no entorno do estádio (apenas sinalização, com circulação livre) e as linhas de ônibus (funcionam normalmente; na Copa, trajeto novo e linhas exclusivas). “De fato, não é um teste completo, mas a cidade vai estar preparada para a Copa. Quem for vai encontrar 98% do estádio pronto”, finaliza Mario Celso Cunha, coordenador-geral da Copa no Paraná.

MP ameaça cancelar jogo-teste

Após intervir na questão de separação de torcidas, o Ministério Público do Paraná faz nova exigência ao Atlético-PR. O órgão definiu um prazo de até o meio dia desta quarta-feira para que o clube apresente o laudo de engenharia da Arena da Baixada.

De acordo com o MP-PR, a cúpula rubro-negra apresentou um lado que não se enquadra nos termos do Estatuto do Torcedor. Por isso, exige um novo para atestar as condições de segurança do estádio, que envolve exigências do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.

Marcelo é dúvida

Em comparação ao primeiro jogo-teste, dia 29 de março, no empate por 0 a 0 contra o J. Malucelli, a equipe comandada por Miguel Ángel Portugual teve certa reformulação nos 11 titulares utilizados.

O sistema defensivo continua o mesmo, com Manoel – poupado naquela partida – agora afastado pela diretoria do clube e que procura a rescisão contratual na Justiça. No meio, as mudanças são evidentes, com apenas Paulinho Dias continuando.

Otávio, vindo do Sub-23, e Deivid formam o trio de volantes. Na criação, entra o jovem Marcos Guilherme, também do time que disputou o Estadual, e sai Mirabaje, que não terá seu contrato renovado e treina em separado.

No ataque, a maior ausência é o “Imperador” Adriano, dispensado pelo Atlético-PR após a eliminação na Copa Libertadores. Marcelo, com dores no tornozelo, não treinou na segunda, mas voltou aos treinamentos no dia seguinte. Mesmo assim ainda é dúvida. Caso não tenha condições, Mosquito forma dupla com Ederson.

O time rubro-negro deve ir a campo com: Weverton; Sueliton, Dráusio, Cleberson e Natanael; Otávio, Paulinho Dias e Deivid e Marcos Guilherme; Marcelo (Mosquito) e Ederson.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3936 visitas - Fonte: Terra

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade