23/4/2014 08:34

Inspirado em Luxa e Aragonés, futuro treinador Deivid elogia Ituano e critica decadência do futebol brasileiro.

Inspirado em Luxa e Aragonés, futuro treinador Deivid elogia Ituano e critica decadência do futebol brasileiro.
Cerca de um mês após anunciar a aposentadoria dos gramados, Deivid já trabalha para não se distanciar muito do esporte que ama. Colhendo os frutos da sociedade com uma empresa de consultoria esportiva, o ex-atacante revelou ao ESPN.com.br os detalhes da preparação para o início de uma nova carreira: a de treinador.

"Eu estou fazendo um curso, se chama Business Futebol Clube. Vou começar a fazer uns estágios aqui e na Europa, estou fazendo media training e coaching em fisioterapia. Primeiro eu quero me preparar, conhecer. Quero ficar um bom tempo na Europa, na América do Sul. Quero ver o futebol no conteúdo geral, não só a parte técnica e tática. Quero ver fisiologia, nutrição, preparação física, para que eu possa estar bem baseado, revelou o ex-jogador, em entrevista exclusiva após visita à redação da ESPN Brasil para participar do Bate-Bola.

Confira a seguir, na íntegra, a conversa com Deivid.

ESPN.com.br - Você já revelou o desejo de se tornar treinador. Quem foram as suas maiores inspirações entre aqueles com quem você trabalhou?

Deivid - Eu, como jogador, aqui no Brasil tinha o Vanderlei (Luxemburgo). Foi um cara que eu atuei em quatro clubes, e com quem eu venci na maior parte do tempo. Tem o Aragonés também, que me treinou no Fenerbahçe. Ele saiu da seleção da Espanha depois que foi campeão em cima da Alemanha na Euro e veio para o nosso time.

Gostei muito da forma como ele conduzia os treinos. Teve outros treinadores também que eu trabalhei. Cada um tem a sua virtude e o seu defeito, e é legal pegar um pouco de cada um e criar minha própria filosofia.

E entre os treinadores com quem você não chegou a trabalhar? Alguma inspiração em particular?

Caras que eu não trabalhei, mas vi de fora, tem o Mourinho e o Guardiola. O Guardiola ficou dois anos rodando o mundo depois que saiu do Barcelona antes de assinar com o Bayer. Ele foi ver como era na França, no Uruguai. Aqui no Brasil sempre foi mais técnico, e hoje se dá mais espaço para a força física do que parte técnica.

Que time te chamou a atenção recentemente no futebol brasileiro?

Um time que eu vi recentemente foi o Ituano. Não sei se foi pelo Doriva ter jogado dez anos fora. Eu joguei contra ele. Nos encontramos na Espanha, que é fronteira com Portugal, jogamos um torneio de verão, eu pelo Sporting e ele pelo Middlesbrough. Pelo fato de ele ter jogado fora, mostrou uma equipe forte tática e tecnicamente, que não fava chutão, tocava a bola, fazia triangulação.

Você mencionou a preponderância da parte física sobre a técnica no futebol brasileiro de hoje. Fale mais sobre o assunto.

Acho que perdemos muito a essência de jogar. Nós, que éramos modelo para os outros países, agora viramos copiadores. Copiamos as coisas dos outros. Me lembro de uma entrevista do Guardiola, ele falou com um jornalista brasileiro, que perguntou:

como você faz o time jogar dessa maneira? Ele falou que copiou o Brasil de 81. O modelo dele era o Brasil, e nós paramos no tempo. Eu vejo jogos de 70, de 81.

Hoje é ridículo falar que dois meias cp, a qualidade do Alex não podem jogar juntos. Lógico que podem! Por que jogam juntos Iniesta e Xavi? É só treinar. Deixamos de ser o que éramos, de tocar a bola. Lembro de 2002, quando falavam que era chato ver o Corinthians tocar a bola, que era jogo de velho, isso e aquilo.

Hoje é lindo o Barcelona. Jogávamos no 4-3-3, eu centralizado com o Gil e o Leandro. Era o mesmo esquema tático do Barcelona, mas criticavam.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG
- Veja a provável escalação do Timão para o jogo de hoje









3723 visitas - Fonte: ESPN.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade