18/3/2014 16:21

Dez fatos históricos sobre o Corinthians na Copa do Brasil

Dez fatos históricos sobre o Corinthians na Copa do Brasil
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians


A nova trajetória do Corinthians na Copa do Brasil começa nesta quarta-feira (18). No estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana-BA, o Timão estreia na competição contra o Bahia de Feira-BA, às 22h. Em busca do tetra, o Alvinegro tem muitas recordações positivas do torneio, com títulos e grandes vitórias. Nesta matéria, o Corinthians.com.br cita dez fatos históricos do time do Parque São Jorge na disputa que é conhecida como o “caminho mais curto para a Libertadores”, já que o campeão assegura vaga para o principal campeonato interclubes da América do Sul.

Números gerais

Em 18 participações na competição, o Timão fez 119 jogos, com 63 vitórias, 29 empates e 27 derrotas. O Alvinegro marcou 212 gols e sofreu 115.

Timão na final

Dessas 18 participações, o Corinthians chegou na final da Copa do Brasil em cinco: três títulos (1995, 2002 e 2009) e dois vice-campeonatos (2001 e 2008).

Comemoração sempre longe de casa

Os três títulos do Corinthians na Copa do Brasil foram conquistados fora de casa – 1995 contra o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS; 2002 contra o Brasiliense-DF no estádio Boca do Jacaré, em Taquatinga-DF; e em 2009 contra o Internacional no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS.

Campeão invicto

Em 1995, o Corinthians foi campeão invicto da Copa do Brasil, na campanha do primeiro dos três títulos. Foram oito vitórias e dois empates em dez jogos, aproveitamento de 87%, o maior do Timão em toda a história na competição.

O maior período de invencibilidade

A maior sequência de invencibilidade do Corinthians na Copa do Brasil aconteceu entre os anos 1994 e 1996. O Timão ficou 14 partidas sem perder.

Atualmente imbatível em casa

Como mandante na Copa do Brasil, o Corinthians está invicto há sete anos e 11 jogos. Nessa sequência, foram nove vitórias e dois empates, jogando no Pacaembu e no Morumbi.

Os artilheiros

O principal goleador do Timão no torneio é o ex-meia Marcelinho, com 21 gols. Depois do antigo camisa 7, aparecem Deivid (13), Neto (12), Souza (8), Viola (7), Mirandinha (7), Ewerthon (7) e Dentinho (7).

A principal goleada

A maior goleada do Corinthians na Copa do Brasil aconteceu no dia 02 de maio de 2001. Em Teresina-PI, o Timão venceu o Flamengo-PI por 8 a 1, com gols de Ewerthon (3), Marcelinho (2), Gil (2) e Rogério.

As classificações no jogo de ida

Desde que a regra de classificação com vitória fora de casa por dois gols ou mais de diferença nas primeiras fases foi instituída na Copa do Brasil, o Corinthians passou de fase dessa forma em dez vezes.

As principais viradas

Existem duas grandes viradas do Corinthians na Copa do Brasil contra times paranaenses que ficaram marcadas na memória do torcedor.

Nas quartas de final de 1996, o Timão perdeu para o Atlético-PR por 2 a 1 na partida de ida, no Morumbi. Na volta, no Pinheirão, em Curitiba-PR, o Alvinegro goleou por 6 a 2 e ficou com a vaga.

Já na segunda fase de 2005, o Corinthians foi surpreendido no jogo de ida contra o Cianorte, em Maringá-PR, sendo derrotado por 3 a 0. Mas no segundo duelo, no Pacaembu, empurrado pela Fiel que lotou o estádio, o Timão se classificou vencendo o rival por 5 a 1.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









5613 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade