8/3/2024 15:03

Mulheres no Futebol: Perdendo o Medo e Mostrando Quem Somos

Tamires: resiliência e inspiração no futebol feminino brasileiro

Mulheres no Futebol: Perdendo o Medo e Mostrando Quem Somos

A convite da reportagem do ge , a lateral-esquerda Tamires, um dos símbolos do vitorioso time do Corinthians e da seleção brasileira, escreveu uma carta neste Dia Internacional da Mulher na qual conta sobre suas lutas, suas dores e como o esporte serviu para ela se tornar uma voz potente no futebol feminino brasileiro. No depoimento, Tamires fala sobre resiliência e como estourar a "bolha" do futebol feminino é motivo de orgulho para uma carreira com títulos dentro de campo. Fora das quatro linhas, ser voz e inspiração para novas gerações surge como motivação. Ela quer deixar um legado acima do esporte.

Depoimento de Tamires Dias ao ge Resiliência vem da força de querer mostrar e crescer, de deixar um legado para a modalidade e nas coisas que acredito. A mulher vem com esse espírito de brigar pelas causas desde nova. Quando decidi ser jogadora, foram muitas barreiras de preconceito. Acho que isso vem desde pequena quando escutava: “Você é mulher e vai jogar futebol?”. Sim, sou mulher e esse é meu sonho. As equipes pelas quais passei me fizeram ser resiliente. Técnicos e técnicas como a Magali, que nos meus 15 ou 16 anos me desafiou muito para crescer como jogadora e pessoa. As coisas eram restritas. Jogava em campo de terra; sem chuteira adequada, a gente colocava esparadrapo. Tudo para vislumbrar um lugar na Seleção, alcançar um patamar maior.

Tamires é um dos símbolos do sucesso do time feminino do Corinthians
Tamires é um dos símbolos do sucesso do time feminino do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Depois virei mãe e quis dar uma vida melhor para o meu filho. A minha resiliência como mulher vem do dia a dia. Sou uma mulher forte, mas posso ser mais. A mulher não pode perder a sua força, todos os dias temos novos desafios a serem superados. Ouvia nos jogos: “Vá lavar uma louça”. A minha geração ouviu muito esse comentário. Temos tantas mulheres f..., feras, para não falar outra palavra. Inspiradoras.

Tamires quando atuava no futsal
Tamires quando atuava no futsal — Foto: Reprodução/Instagram

Eu me tornei uma referência na vida de atleta e mãe, e me orgulho por ser uma mulher, por ser uma mulher que joga futebol e por ser uma mulher que joga futebol e ainda é mãe. Foi muita coragem, muitos desafios superados. Foi tudo às mil maravilhas? Não. Entendo que a maternidade é algo muito difícil. Como mãe, a gente se culpa o tempo todo, mesmo não tendo culpa de nada. Quando voltei, o mais difícil foi a distância do Bernardo. Chegava em casa, e ele estava dormindo. Foi difícil não participar diretamente de alguns processos, mas estava convicta em ser uma jogadora profissional de futebol.

Tamires tem carreira sólida na seleção brasileira
Tamires tem carreira sólida na seleção brasileira — Foto: Jonathan Moscrop/Getty Images

Quando a gente expõe e escutamos outra falando, aprendemos. Passei por esse processo sem ter uma referência no esporte de mães atletas, mas fui vendo mulheres usarem a voz para causas importantes, causas pelas quais eu batalhava timidamente desde pequena. Vi a Alex Morgan, a Rapinoe levantando as vozes. Isso acendeu a chama para ser uma voz das mulheres no Brasil, a fim de mudar o patamar do futebol feminino. Penso coletivamente, falo instintivamente. Muitas vezes, instintivamente faz as pessoas sentirem mais, porque vem do coração.



VEJA TAMBÉM
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão
- Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Nacional-PAR no jogo decisivo.
- Nacional-PAR x Corinthians: Onde assistir ao jogo da Sul-Americana









411 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
    X
    Nacional Asuncion
    Corinthians

    Brasileiro

    Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
    0 X 0
    Corinthians
    Fortaleza EC
    publicidade
    publicidade
    publicidade
    publicidade